A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior

Autores

  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas. Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138426

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Ensino Superior

Resumo

Neste estudo investigou-se comparativamente os problemas da Dança no ensino superior, através das opiniões de três grupos de especialistas em Dança. Utilizou-se uma modificação da Técnica Delfos, realizada em três fases, além de alguns procedimentos de Análise de Conteúdo. Foram 42 os componentes do painel de especialistas que indicaram os problemas que envolvem a Dança no ensino superior, divididos em duas partes: A) como conteúdo curricular específico nos cursos de graduação em Educação Física, e B) como área de estudo no ensino superior. Dos 164 problemas indicados, 98 (59,75% do total) atingiram consenso em relação aos seus graus de importância, sendo 63 relacionados com a parte A e 35 com a parte B da pesquisa. Os problemas considerados mais importantes referiram-se, na parte A da pesquisa, a) ao preconceito que os professores de Educação Física têm sobre a Dança e b) à falta de definição do objetivo da Dança para o profissional de Educação Física: e, na parte B da pesquisa, a) à necessidade de atualização dos currículos dos cursos superiores de Dança e b) à falta de investimento na área de pesquisa em Dança

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Biografia do Autor

  • Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas. Departamento de Educação Física
    Professor Responsável

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Publicado

1994-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. (1994). Revista Paulista De Educação Física, 8(2), 3-13. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138426