Adaptação ao meio líquido para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de avaliação

Autores

  • Elisabeth de Mattos Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138546

Palavras-chave:

Avaliação, Adaptação ao meio líquido, Deficientes, Paralisia cerebral

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar um instrumento que avaliasse o nível de adaptação de crianças portadoras de paralisia cerebral à água, que pudesse ser utilizado em situações de ensino e pesquisa. Foi utilizado uma modificação do instrumento de Killian, Arena-Ronde & Bruno (1987). Fizeram parte da amostra 14 crianças, sendo oito portadoras de paralisia cerebral e seis não portadoras, de ambos os sexos. Foram observadas individualmente por dois examinadores (XI e Y l) e filmadas simultaneamente. Posteriormente os mesmos examinadores assistiram a filmagem e preencheram novamente o instrumento (X2 e Y2). As respostas foram comparadas com oito verificadores. O instrumento demonstrou uma boa concordância intra e inter-examinadores, sendo considerado satisfatório para utilização em situações de instrução e pesquisa, para população similar

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Publicado

1996-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adaptação ao meio líquido para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de avaliação. (1996). Revista Paulista De Educação Física, 10(2), 159-171. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138546