Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais

Autores

  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Roberto Vilarta Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138610

Palavras-chave:

Postura, Ergonomia, Prevenção

Resumo

Nos dias atuais, problemas posturais têm sido considerados um sério problema de saúde pública, pois atingem uma alta incidência na população economicamente ativa, incapacitando-a temporária ou definitivamente para atividades profissionais. Considerando as alterações posturais na infância como um dos fatores que predispõem a condições degenerativas da coluna no adulto, manifestada geralmente por um quadro álgico, torna-se necessário estabelecer mecanismos de intervenção como meio profilático. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer a fundamentação teórica sobre os principais fatores que interferem na postura corporal da criança e do adolescente, e fornecer orientações sobre educação postural. Procurou-se com base na literatura existente realizar uma reflexão sobre as bases biológicas, ergonômicas e pedagógicas para a elaboração de programas de prevenção de problemas posturais

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Publicado

2000-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(2), 159-171. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138610