"A criança e o brinquedo: uma relação importante"

Autores

  • Eliane Jany Barbant Universidade de São Paulo. Centro de Práticas Esportivas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1989.138804

Palavras-chave:

Jogos infantis. Atividades lúdicas

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar a importância do brinquedo no desenvolvimento infantil do ponto de vista funcional, psicosocial e social. Verifica-se que através do brinquedo, mais do que outra atividade, a criança aprende a manipular e a controlar seus objetos. Lida com problemas psicológicos quando desempenha nos brinquedos as dificuldades que encontrou na realidade e aprende sobre relações sociais, quando começa a entender que deve ajustar-se aos outros se quiser compartilhar seus brinquedos. Há um consenso de que o brinquedo é um meio de preparar a criança para ocupa­ ções futuras. Esta abordagem é ilustrada através da Análise Cross-Cultural dos jogos e o Conflito de Aculturamento dentro dos Aspectos sociais dos jogos e brincadeiras

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Jany Barbant, Universidade de São Paulo. Centro de Práticas Esportivas

    Técnica do Centro De Práticas Esportivas da USP

Downloads

Publicado

1989-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

"A criança e o brinquedo: uma relação importante". (1989). Revista Paulista De Educação Física, 3(4), 31-36. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1989.138804