Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira

Sebastião de Sousa Almeida, Paula Carolina BD Nascimento, Teresa Cristina Bolzan Quaioti

Resumo


Objetivou-se analisar a quantidade e a qualidade de produtos alimentícios veiculados por três redes principais de canal aberto da televisão brasileira em três períodos do dia. Os produtos alimentícios, quando comparados a outros produtos, foram os mais freqüentemente veiculados, independentemente do horário ou do dia de gravação. A análise da qualidade dos alimentos veiculados mostra que a televisão promove, predominantemente, produtos com altos teores de gordura e/ou açúcar e sal. Conclui-se que a predominância de produtos com altos teores de gorduras e/ou açúcar pode estar contribuindo para uma mudança nos hábitos alimentares de crianças e jovens e agravando o problema da obesidade na população.

Palavras-chave


Hábitos alimentares;Televisão;Promoção de alimentos;Propaganda;Consumo de alimentos;Qualidade dos alimentos;Dieta;Obesidade;Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300016

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.