Foco e Escopo

A Revista Turismo em Análise (RTA) é um periódico voltado à disseminação do conhecimento científico na área do Turismo. Entende-se o Turismo como fenômeno complexo, sobre o qual avanço do conhecimento requer tanto a compreensão das suas interfaces com outras áreas, quanto o encorajamento às suas perspectivas interdisciplinares. Publicam-se artigos de pesquisa ou ensaios originais coerentes com a orientação temática e o caráter científico da RTA. Eventualmente publicam-se relatos, entrevistas e resenhas de interesse à comunidade científica que tratem do Turismo em sua própria natureza e estimulem uma visão crítica da produção do conhecimento na área. Em termos geográficos, o interesse da RTA é global, com foco especial no Brasil e na América Latina.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela RTA são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam: (1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review que pode ter como resultado o parecer de aprovação, correções obrigatórias ou reprovação do manuscrito. A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos editores-adjuntos e consultores ad hoc.

Periodicidade

Quadrimestral, com publicação em fluxo contínuo por número. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.  

Fontes de Indexação

  • ULRICH'S - International Periodicals Directory
  • CIRET - Centre International de Recherches et d'Études Touristiques
  • WOLDCAT (OCLC Public Affairs Information Service - PAIS)
  • LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal
  • EBSCO – Eletronic Journals Service
  • SPELL
  • DOAJ

Copyright

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo. Autores que publicam na RTA concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC BY, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA. 

2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.

3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.

Ética Editorial

A Revista Turismo em Análise (RTA) adota como referência para suas ações editoriais dois documentos que norteiam a ética na publicação científica. A de âmbito internacional é o Guia de Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas da COPE e tem sua versão em português disponível em: https://publicationethics.org/resources/guidelines/princ%C3%ADpios-de-transpar%C3%AAncia-e-boas-pr%C3%A1ticas-em-publica%C3%A7%C3%B5es-acad%C3%AAmicas, e a nacional é o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, disponível em:  http://www.anpad.org.br/diversos/2017/2017_Boas_Praticas.pdf.

Política Antiplágio

Comprometida com a publicação de trabalhos inéditos, com o referenciamento correto das citações, com o vínculo real dos autores na concepção dos manuscritos e com a coibição de plágio, autoplágio ou reciclagem de texto, a RTA checa, através de sistemas especializados, percentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados (http://www.revistas.usp.br/wp/wp-content/uploads/Crit%C3%A9rios-para-uso-do-iThenticate-Similarity-Check.pdf) e também solicita declaração dos autores sobre o ineditismo do manuscrito para evitar dupla publicação.

 

Autoria

De acordo com as recomendações dadas pelos indexadores de periódicos, serão respeitados os limites de trabalhos de autores vinculados à Universidade de São Paulo (USP). A cada ano, não serão publicados mais de um trabalho do mesmo autor.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.

Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.

Sponsors

Agradecemos o apoio financeiro da Comissão de Credenciamento da USP para a inclusão da RTA no Portal de Periódicos da USP.

Fontes de Apoio

  • Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP vinculado ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (AGUIA SIBi-USP).

  • Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo (CRP) da Escoloa de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

  • Programa de Pós-graduação em Turismo da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Histórico do periódico

A Revista Turismo em Análise (RTA) é editada, ininterruptamente, desde 1990 pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2007, passou a ser digital (ISSN 1984-4867) com periodicidade quadrimestral, acesso livre e gratuito, ano em que foi eliminada sua versão impressa (ISSN 0103-5541). Atualmente, a gestão editorial apoia-se na plataforma digital SEER (Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas), o que garante transparência e universalidade de acesso a leitores e autores, viabilizando o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. A RTA foi pioneira como publicação científica específica de turismo editada no Brasil e, desde então, tem por missão a difusão de pesquisas, experiências científicas e estudos desenvolvidos por docentes, pesquisadores e profissionais na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade, inéditos e relevantes. Contribuindo para valorizar e difundir o conhecimento científico em turismo junto aos acadêmicos e a sociedade em geral.