Foco e Escopo

A Revista Turismo em Análise (RTA) é um periódico voltado à disseminação do conhecimento científico na área do Turismo. Entende-se o Turismo como fenômeno complexo, sobre o qual avanço do conhecimento requer tanto a compreensão das suas interfaces com outras áreas, quanto o encorajamento às suas perspectivas interdisciplinares. Publicam-se artigos de pesquisa ou ensaios originais coerentes com a orientação temática e o caráter científico da RTA. Eventualmente publicam-se relatos, entrevistas e resenhas de interesse à comunidade científica que tratem do Turismo em sua própria natureza e estimulem uma visão crítica da produção do conhecimento na área. Em termos geográficos, o interesse da RTA é global, com foco especial no Brasil e na América Latina.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela RTA são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam: (1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review que pode ter como resultado o parecer de aprovação, correções obrigatórias ou reprovação do manuscrito. A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos editores-adjuntos e consultores ad hoc.

Periodicidade

Quadrimestral, com publicação em fluxo contínuo por número. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação

  • ULRICH'S - International Periodicals Directory
  • CIRET - Centre International de Recherches et d'Études Touristiques
  • CSA - Western Region Office (OCLC Public Affairs Information Service - PAIS)
  • LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal
  • EBSCO – Eletronic Journals Service

Copyright

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo. Autores que publicam na RTA concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC BY, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.

2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.

3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

4. A revista Turismo em Análisa não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.

Apoio

Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP vinculado ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi-USP).

Programa de Pós-graduação em Turismo da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Autoria

De acordo com as recomendações dadas pelos indexadores de periódicos, serão respeitados os limites de trabalhos de autores vinculados à Universidade de São Paulo (USP). A cada ano, não serão publicados mais de um trabalho do mesmo autor.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.

Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.

Sponsors

Agradecemos o apoio financeiro da Comissão de Credenciamento da USP para a inclusão da RTA no Portal de Periódicos da USP.

Histórico do periódico

A Revista Turismo em Análise (RTA) é editada, ininterruptamente, desde 1990 pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2007, passou a ser digital (ISSN 1984-4867) com periodicidade quadrimestral, acesso livre e gratuito, ano em que foi eliminada sua versão impressa (ISSN 0103-5541). Atualmente, a gestão editorial apoia-se na plataforma digital SEER (Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas), o que garante transparência e universalidade de acesso a leitores e autores, viabilizando o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. A RTA foi pioneira como publicação científica específica de turismo editada no Brasil e, desde então, tem por missão a difusão de pesquisas, experiências científicas e estudos desenvolvidos por docentes, pesquisadores e profissionais na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade, inéditos e relevantes. Contribuindo para valorizar e difundir o conhecimento científico em turismo junto aos acadêmicos e a sociedade em geral. Indexação: ULRICH'S - International Periodicals Directory; CIRET - Centre International de Recherches et d'Études Touristiques; CSA - Western Region Office (OCLC Public Affairs Information Service - PAIS); LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal; EBSCO – Eletronic Journals Service; DOAJ - Directory of Open Acess Journals Classificação QUALIS/CAPES 2012 - B2.