Perfil, Expectativas de Consumo e Satisfação dos Visitantes de Fim de Semana da Vila Histórica de Paranapiacaba - Santo André, SP

Autores

  • Giovana Carla Flaminio Universidade Federal de São Carlos
  • Heros Augusto Santos Lobo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p282-307

Palavras-chave:

Perfil da demanda, Necessidades do consumidor, Satisfação, Paranapiacaba

Resumo

Este artigo apresenta uma descrição e análise do perfil, expectativas e níveis de satisfação da demanda de visitantes de final de semana da Vila Paranapiacaba, um consolidado destino de turismo histórico-ferroviário. Para tanto, foram realizadas pesquisa de campo, com a aplicação de 321 questionários. Os resultados demonstraram que Paranapiacaba atrai visitantes de classe média e alta, oriundos principalmente de municípios em um raio de até 119 km de distância, sendo que metade destes está no local pela primeira vez. A maioria dos visitantes passa somente algumas horas na vila histórica, utilizando principalmente os atrativos históricos, culturais e naturais e os serviços de alimentação, com pouco uso dos meios de hospedagem e outros serviços e infraestruturas para o turismo. As expectativas dos visitantes são em sua maioria atendidas pela oferta atual, conferindo um grau predominantemente positivo na avaliação de satisfação. Desta forma, conclui-se que a Vila de Paranapiacaba necessita de algumas melhorias apenas na infraestrutura e nos serviços básicos, bem como deve aproveitar melhor os canais virtuais de divulgação, que ainda ocupam pequena parcela como meio de divulgação do destino. Quanto aos empreendimentos, sugere-se que caminhem para a diferenciação em sua forma de atendimento e nos produtos oferecidos, aspectos pontuados pelos visitantes. Por fim, ressalta-se a necessidade de pesquisas complementares no destino, em eventos e nos dias úteis com escolas, para o conhecimento amplo de toda a demanda, bem como sua curva sazonal de visitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Carla Flaminio, Universidade Federal de São Carlos
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, SP.
  • Heros Augusto Santos Lobo, Universidade Federal de São Carlos
    Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP. Professor Adjunto II do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, SP.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FLAMINIO, Giovana Carla; LOBO, Heros Augusto Santos. Perfil, Expectativas de Consumo e Satisfação dos Visitantes de Fim de Semana da Vila Histórica de Paranapiacaba - Santo André, SP. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 282–307, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p282-307. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/102850.. Acesso em: 24 abr. 2024.