A Importância do Natal nos Destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de Stakeholders

Palavras-chave: Turismo, Natal, Stakeholders, Políticas públicas, Marca turística.

Resumo

Partindo do princípio de que o turismo é uma atividade que envolve um amplo grupo de atores, este artigo propõe a análise da percepção de stakeholders dos destinos de Gramado (Brasil) e de Rovaniemi (Finlândia), em relação ao turismo de cada cidade, especialmente no que se relaciona à principal atração dos destinos, o Natal. Para tanto, adota-se como metodologia de pesquisa a entrevista estandardizada, aplicada à atores ligados direta e indiretamente com a atividade turística dos destinos. Como resultado da pesquisa,observa-se a importância assumida pelo turismo, em especial do atrativo Natal, para o desenvolvimento dos destinos pesquisados, traduzida nas políticas públicas instituídas nos destinos e na inter-relação estabelecida entre os diferentes atores para a consolidação da marca “Natal” em cada destino.

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Biografia do Autor

Yoná da Silva Dalonso, Univille
Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1998), mestrado em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa em Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Geografia, linha de pesquisa em Geografia e Planejamento Regional pela Universidade do Minho / Portugal (2015). É professora e pesquisadora da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gastronomia, políticas públicas, planejamento turístico e promoção.
Publicado
2016-04-30
Como Citar
Dalonso, Y., Lourenço, J., & Remoaldo, P. (2016). A Importância do Natal nos Destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de Stakeholders. Revista Turismo Em Análise, 27(1), 65-84. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p65-84
Seção
Artigos e Ensaios