Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação

  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas
  • Melise de Lima Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0003-1904-8429
  • Francisco Antonio dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Turismo, Competitividade, Destino.

Resumo

O presente artigo avalia a competitividade de uma cidade interiorana enquanto destino turístico, em relação aos principais destinos concorrentes. O trabalho introduz uma metodologia inovadora para medir a competitividade de destinos turísticos segundo a visão da demanda, baseada no mapeamento perceptual dos respondentes, que permite avaliar as principais forças e fraquezas percebidas no destino, e compará-las as dos principais concorrentes. Além da avaliação subjetiva, feita pelo mapeamento perceptual, o método proposto também utiliza a Análise Fatorial Exploratória para avaliar objetivamente as medidas de performance do destino, e compara-las aos destinos concorrentes. O trabalho inova em relação aos seus antecedentes, na medida em que o método proposto permite ao mesmo tempo identificar os principais concorrentes do destino e avaliar o seu desempenho, tanto em relação às expectativas dos clientes, quanto em relação aos principais concorrentes. Embora encorajadores, os resultados devem ser tomados com cuidado, tendo em vista que a amostra tem grande parcela de estudantes e que foi colhida por conveniência, através da internet, o que não permite maior controle sobre os respondentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Administração (UFRGS) e Professor de Marketing da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.
Melise de Lima Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora nos cursos de Bacharelado em Turismo Binacional, Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Ciências Humanas e da Informação. 

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. 

Francisco Antonio dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí
Doutor em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental (UFSC) e Professor do Mestrado/Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Publicado
2015-12-30
Como Citar
Añaña, E., Pereira, M., & Anjos, F. (2015). Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação. Revista Turismo Em Análise, 26(4), 859-879. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p859-879
Seção
Artigos e Ensaios