O Planejamento Estratégico para Implantação da Sustentabilidade na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil

Autores

  • Elaine Gomes Borges da Silva Universidade de Brassília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p342-363

Palavras-chave:

Plano estratégico, Sustentabilidade, Copa do Mundo FIFA 2014.

Resumo

Esta pesquisa descritiva traz a análise documental do planejamento estratégico para a aplicação do conceito de sustentabilidade na Copa do Mundo FIFA 2014. Por meio deste estudo descobriu-se que o evento deveria estar em consonância com as políticas públicas do governo federal vigentes à época de 2012, além de primar pelos aspectos ambientais na execução das obras das instalações esportivas e seu entorno. Verificou-se que para que o evento estivesse em concordância às recomendações e requerimentos da entidade FIFA deveria ser seguido o check-list para obtenção da certificação LEED, ser avaliada a emissão de gases de efeito estufa em complementaridade a outras ações em prol da garantia da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente e que ao final deveria ser publicado um relatório de sustentabilidade daquele evento que deverá ser um paradigma para a sustentabilidade em eventos futuros. As conclusões desse estudo revelam que a dimensão ambiental da sustentabilidade é prioridade para os organizadores desse megaevento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Gomes Borges da Silva, Universidade de Brassília
    Mestra em Turismo e especialista em Gestao de Negócios Turísticos pela Uniersidade de Brasília, Colaboradora no “Programa Brasil Voluntário” para Capacitação dos Voluntários da Copa das Confederações (2013), organizadora do “I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo, Pesquisadora do Projeto “Desenvolvimento Científico do Processo Teórico-Metodológico para Capacitação em Voluntariado Público” – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico(UnB). Escreveu "os XV Jogos Pan Americanos e seu Legado Social para os Moradores da Cidade do Rio de Janeiro/RJ", "Marcos Decisórios na Relação do Conceito de Sutentabilidade aos Eventos", "A Avaliação de Tres Grupos de Residentes do Bairro do Maracanã sobre os impactos da Reforma da Arena para a Copa do MUndo de 2014" , "Reflexoes sobre a Sustentabilidade e as Transformações do Maracanã e seu Entorno para a Copa do Mundo FIFA 2014" e "Megaeventos Esportivos: o Turismo de Eventos gerando Impactos para a População".

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

O Planejamento Estratégico para Implantação da Sustentabilidade na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. (2016). Revista Turismo Em Análise, 27(2), 342-363. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p342-363