Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação

Autores

  • Rosana Mara Mazaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p1-18

Palavras-chave:

Turismo, Inovação, Sistemas Regionais, Competitividade

Resumo

Embora o número de estudos sobre competitividade e inovação regional tenha crescido consideravelmente na literatura, ainda persiste uma notável ausência de pesquisas que abordem a convergência entre os dois temas, especialmente no que trata da simetria entre os atributos, dimensões e escala de aplicação de cada constructo. Tendo como premissa que a inovação é um fator de competitividade para os destinos e regiões turísticas e que, portanto, são assuntos que devem ser tratados concomitantemente, este estudo aborda essa lacuna e sugere um constructo único que congregue fatores que condicionem a capacidade de inovação e a competitividade dessas regiões. A análise qualitativa do conteúdo dos diferentes modelos de competitividade de destinos em comparação com os modelos de inovação gerou resultados significativos, dentre esses a identificação de importante convergência entre fatores que condicionam ambos os fenômenos, a classificação dos fatores entre convergentes e complementares, e a proposição de um modelo holístico de inovação para análise em escala regional com recorte específico para o turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Mara Mazaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

    Doutora em Administração/Turismo, Mestre em Admjnistração Publica e Graduada em Administraçao. Docente permanente do PPGTUR/UFRN. Lider do Grupo de Pesquisa ESCRITUR.

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MAZARO, Rosana Mara. Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 1, p. 1–18, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i1p1-18. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/108119.. Acesso em: 20 abr. 2024.