O Produto Turístico All Inclusive na Ilha de Tenerife, Espanha: características, problematizações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p108-130Palavras-chave:
All Inclusive - Todo Incluido, Turistas, Viagem.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou compreender as características e influências da modalidade de viagem All Inclusive (Todo Incluido –TI) na ilha de Tenerife, na Espanha. A investigação foi guiada pelos questionamentos: Como esse produto se configura em Tenerife, e quem são os turistas que o consomem? De que maneira o TI é apreendido pelos turistas? Os turistas que adquirem o TI têm motivação para visitar outros atrativos turísticos da ilha? A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas com turistas TI hospedados em dois hotéis da região, especialistas em Turismo e Hotelaria, e animadores de hotel. Os resultados evidenciaram que a principal motivação para adquirir o TI está relacionada ao preço acessível. Os depoentes alegaram disposição para consumir os produtos, benefícios e variedade de serviços ofertados no próprio empreendimento, o que acaba retendo os turistas dentro dos hotéis e inibindo visitas a outros atrativos. Quase todos os turistas entrevistados (20 dos 23) não tinham pretensão de sair do hotel para conhecer os demais atrativos da região para evitar gastos extras. Os entrevistados acreditam que o pacote proporciona tranquilidade, descanso, lazer, comodidade e liberdade. Foi possível verificar que o pacote TI é regido basicamente pelo poder privado, têm causado um grande impacto nos demais serviços, equipamentos e atrativos turísticos da região, está em constante crescimento e carece de regulamentação por meio de políticas públicas de turismo de caráter intersetorial a fim de minimizar os efeitos gerados pelo produto.
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