Relação Lazer/Trabalho e Atitude diante das Problemáticas Ambientais Contemporâneas: desafios para a atuação profissional com o ecoturismo

Autores

  • César Teixeira Castilho Université de Paris-XI - Paris Sud
  • Christianne Luce Gomes Professora da EEFFTO/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p19-38

Palavras-chave:

Ecoturismo, Lazer, Atuação profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a atuação de profissionais que trabalham com ecoturismo no entorno de Belo Horizonte e prestam serviços em quatro ramos de atividades de lazer: mountain bike, escalada, observação de vida selvagem e trekking de longa duração. A investigação foi impulsionada pelas seguintes indagações: de que maneira a relação trabalho/lazer é configurada na atuação desses profissionais? Quais aspectos são abordados em seus discursos e práticas profissionais quando se pensa na consciência ambiental e na degradação do meio ambiente? A metodologia desta investigação qualitativa envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, na qual os dados foram coletados por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas com quinze profissionais. Os resultados evidenciaram que os profissionais entrevistados iniciam uma aproximação com atividades na natureza por meio da influência familiar, e que, ao longo do tempo, aquilo que outrora era considerado lazer torna-se profissão. Posteriormente, um melhor aprimoramento técnico é buscado a fim de que se obtenha a profissionalização da área. A busca pelo “risco” exerce influência na preferência pelas experiências de lazer em meios naturais e, nesse aspecto, a natureza é relegada a um segundo plano. Embora também sejam passíveis de críticas, os profissionais que atuam em atividades como a observação de vida selvagem e trekking de longa duração evidenciaram uma maior sensibilidade quanto às questões ecológicas e maior influência na educação ambiental dos praticantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • César Teixeira Castilho, Université de Paris-XI - Paris Sud

    Doutorado em “Sciencesdu Sport et duMouvementHumain” pela Universidade de Paris-Sud XI; Mestrado em “Estudos do Lazer” pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduação em Educação Física pela UFMG.

  • Christianne Luce Gomes, Professora da EEFFTO/UFMG

    Doutora em Educação (UFMG), com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. deCuyo, Mendoza, Argentina). Docente do Programa de Pós-graduação Interdisiciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Pesquisadora do CNPq - Produtividade em Pesquisa, Nível 2, Área Turismo. Pesquisadora da FAPEMIG (ProgramaPesquisadorMineiro) e Líder do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação.

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Relação Lazer/Trabalho e Atitude diante das Problemáticas Ambientais Contemporâneas: desafios para a atuação profissional com o ecoturismo. (2017). Revista Turismo Em Análise, 28(1), 19-38. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p19-38