Turismo e Transnacionalização da Intimidade nos Trópicos Globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p256-273

Palavras-chave:

Turismo sexual, Intimidades transnacionais, Trópicos globais.

Resumo

O texto proporciona um breve mapeamento dos destinos tropicais à escala global onde o turismo de massas de sol e praia se entrecruza com a constituição de relacionamentos íntimos transnacionais. Considerando as experiências turísticas e as configurações de intimidade que aí emergem, o objetivo prioritário da reflexão passa por questionar a pertinência da noção de turismo sexual como conceito hegemónico na generalidade dos exercícios de análise e conceptualização destes contextos. Embora se reconheça a presença de fortes expectativas passionais associadas às mobilidades turísticas para muitos destinos da cintura tropical global, tenta estabelecer-se um distanciamento crítico face à ideia de turismo sexual. O intuito é mostrar que se trata uma designação que, além de enredada em estereótipos, denota uma grande inconsistência epistemológica e é profundamente redutora, incapaz de traduzir a complexidade e o dinamismo subjacentes ao quadro de expectativas, práticas e relações que configuram os encontros íntimos transnacionais entre visitantes e locais.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Octávio Sacramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (Vila Real, Portugal)
    Licenciado em antropologia social e cultural pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em sociologia da cultura e dos estilos de vida pela Universidade do Minho e doutor em antropologia pelo ISCTE-IUL. Professor auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigador integrado do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD) e investigador colaborador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). As suas principais experiências de investigação incluem trabalho de campo etnográfico sobre prostituição feminina em regiões ibéricas de fronteira; VIH/sida no nordeste português; mobilidades turísticas e migratórias e configurações transnacionais de intimidade euro-brasileiras.
    CVDeGóis: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4641782651459817

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SACRAMENTO, Octávio. Turismo e Transnacionalização da Intimidade nos Trópicos Globais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 2, p. 256–273, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i2p256-273. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/115726.. Acesso em: 23 abr. 2024.