Análise dos Atrativos Naturais da Serra dos Alves, Senhora do Carmo, Itabira, MG, Brasil: uma contribuição para o desenvolvimento do turismo sustentável

Autores

  • Raphaela Silva de Oliveira Dias Fundação de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)
  • Juni Silveira Cordeiro Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p206-223

Palavras-chave:

Atividades turísticas, Ecoturismo, Sustentabilidade, Trilha, Senhora do Carmo.

Resumo

O turismo é uma modalidade econômica que busca promover a  reservação dos recursos naturais e o desenvolvimento social de uma comunidade, abrangendo os aspectos peculiares de uma região, como natureza, história e até mesmo elementos geológicos.
Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar o potencial turístico de trilhas na região da Serra dos Alves em Senhora do Carmo, distrito de Itabira (MG), bem como verificar a infraestrutura existente no local para atendimento ao turismo. Assim, análise documental e entrevistas foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados e observação. Com
relação ao potencial das trilhas, podem ser citados aspectos negativos, como a falta de sinalização para acesso aos pontos turísticos. Porém, todos os atrativos apresentaram grande possibilidade para desenvolvimento de diversas modalidades turísticas, entre as quais podem ser ressaltadas o ecoturismo, o geoturismo e o turismo de aventura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphaela Silva de Oliveira Dias, Fundação de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)
    Graduada em Engenharia Ambiental pela Fundação de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Itabira,  Minas Gerais, Brasil.
  • Juni Silveira Cordeiro, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
    Mestre em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora adjunta da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Itabira, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2017-08-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA DIAS, Raphaela Silva de; CORDEIRO, Juni Silveira. Análise dos Atrativos Naturais da Serra dos Alves, Senhora do Carmo, Itabira, MG, Brasil: uma contribuição para o desenvolvimento do turismo sustentável. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 2, p. 206–223, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i2p206-223. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/119104.. Acesso em: 18 abr. 2024.