Hospitalidade e Intenção de Recompra na Economia Compartilhada: um estudo com equações estruturais em meios de hospedagem alternativos

Autores

  • Rita de Cássia Pinottti Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p1-18

Palavras-chave:

Hospitalidade, Intenção de recompra, Economia compartilhada

Resumo

O consumo colaborativo, também chamado de economia compartilhada, contribui para a ruptura das formas tradicionais de transação dos serviços, principalmente no caso dos meios de hospedagem. Essa nova perspectiva pode ser colocada sob a ótica dos estudos da hospitalidade pelo foco na relação entre anfitrião e hóspede. O objetivo desta pesquisa é responder à seguinte questão: qual o impacto entre meios de hospedagem alternativos, com base na pré-experiência com o site de serviços, hospitalidade, prazer e benefícios econômicos percebidos no contexto da economia compartilhada, na intenção de recompra? A metodologia foi quantitativa, por meio de questionário, com corte transversal, baseada em amostra de usuários de meios de hospedagem alternativos. O questionário ficou hospedado no Survey Monkey. A análise foi feita pela modelagem de equações estruturais (SEM, do inglês structural equation modeling), utilizando software SmartPLS. Todas as hipóteses propostas se confirmaram como influenciadoras na intenção de recompra e, portanto, capazes de gerar impacto entre os meios de hospedagem alternativos. O instrumento provou ser capaz de medir o que propôs e os resultados alcançados puderam responder ao problema da pesquisa. Entre eles, pode-se destacar que o consumo colaborativo é motivador de novas experiências. Parece correto afirmar que as empresas que exploram o setor de locação de propriedades privadas foram capazes de inovar e gerar valor em um setor até então dominado por grupos hoteleiros e incontáveis hotéis independentes em todo mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Pinottti, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi
    Pós-doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Coordenador do mestrado profissional em Gestão em Alimentos e Bebidas e professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2018-03-25

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PINOTTTI, Rita de Cássia; MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. Hospitalidade e Intenção de Recompra na Economia Compartilhada: um estudo com equações estruturais em meios de hospedagem alternativos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, p. 1–18, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i1p1-18. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/121880.. Acesso em: 19 abr. 2024.