Motivação de Viagem: uma problematização a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso pecheutiana

  • Maicon Gularte Moreira Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Jung de Campos Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Turismo, Análise do discurso, Motivação de viagem, Deslocamento, Ideologia.

Resumo

Este trabalho se propõe a oferecer uma contribuição da análise do discurso para os estudos no campo do turismo. Reconhecendo a condição plural e contraditória da produção do conhecimento neste campo do saber, buscamos problematizar o modo como a motivação de viagem é produzida como própria do sujeito. Dessa forma, filiados ao dispositivo teóricometodológico da análise do discurso proposta por Michel Pêcheux, apresentamos o sujeito do inconsciente como sendo aquele que se desloca, pois é da ordem do desejo. Com isso, posicionamos a motivação de viagem em oposição ao deslocamento do sujeito desejante. A motivação de viagem, apresentada como o teatro da consciência, é um efeito ideológico produzido pela interpelação do sujeito como turista, cujas evidências de si e dos sentidos servem para controlar, censurar e cercear o próprio desejo do sujeito. Essa produção ideológica está ligada à realização da ideologia dominante no interior do turismo, apresentado como aparelho ideológico de Estado, responsável pela reprodução das relações de produção, que são as relações de exploração capitalistas, nas quais o desejo dos sujeitos não possui lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Gularte Moreira, Universidade de Caxias do Sul
Doutorando em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH/UCS). Mestre em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH/UCS). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas. E-mail: maicongmoreira@gmail.com.
Luciene Jung de Campos, Universidade de Caxias do Sul
Doutora em Estudos da Linguagem: Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS). Graduada em Psicologia pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Centro de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hostapitalidade da Universidade de Caxias do Sul. E-mail: ljungdecampos@gmail.com.
Publicado
2018-04-30
Como Citar
Moreira, M., & Campos, L. (2018). Motivação de Viagem: uma problematização a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso pecheutiana. Revista Turismo Em Análise, 29(1), 128-143. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p128-143
Seção
Artigos e Ensaios