Análise dos Artigos Publicados na Revista Turismo em Análise entre os Anos de 2004 e 2015

  • Camila Lopes Seixas Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Monica Filomena Caron Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
Palavras-chave: Metodologia, Pesquisa em turismo, Turismo em Análise

Resumo

Na pesquisa foram analisadas as publicações da revista Turismo em Análise entre os anos de 2004 e 2015, identificando-se a formação acadêmica dos autores, as disciplinas, áreas ou abordagens de estudos envolvidas nas pesquisas, além da forma como estas têm sido construtivas para o desenvolvimento das pesquisas e de sua episteme. Na análise operou-se também um mapeamento das metodologias, um estudo bibliográfico do tema metodologia e da metodologia específica para o turismo e uma busca documental no site da revista e em revistas impressas, coletadas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi feito um mapeamento dos artigos identificando-se o campo de atividade humana; a utilização dos resultados; a natureza e procedência dos dados; o grau de generalização dos resultados e as técnicas e os instrumentos de observação. Os resultados, demonstrados em tabelas e gráficos, indicaram um aumento de pesquisadores das áreas de administração, geografia, economia e comunicação publicando sobre turismo, e um aumento bastante significativo nos últimos doze anos de pesquisadores doutores das áreas do turismo. Em relação às abordagens de estudos, identificou-se uma tendência de aumento no planejamento e nos negócios empresariais (administração).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lopes Seixas, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestranda em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSC). Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Monica Filomena Caron, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Graduada em Psicologia pela USP - campus Ribeirão Preto/SP, pós-graduada em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, na Faculdade de Medicina da UNICAMP, pós-graduada no Laboratoire d´Études sur l´Acquisition et la Pathologie su Langage (LEAPLE) - Université René Descartes, Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne - Paris V. Mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela UNICAMP, no Instituto de Estudos da Linguagem. Pós-doutora em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, junto ao Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar. Tutora do Grupo PET/Saberes Indígenas da UFSCar.

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São
Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade
Federal de São Carlos. Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Publicado
2018-04-10
Como Citar
Seixas, C., & Caron, M. (2018). Análise dos Artigos Publicados na Revista Turismo em Análise entre os Anos de 2004 e 2015. Revista Turismo Em Análise, 29(1), 35-55. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p35-55
Seção
Artigos e Ensaios