Marca-município: uma revisão crítica

  • Rebeca Osorio González Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Rocío Del Carmen Serrano Barquín Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Irais González Domínguez Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
  • Jorge Soto Ortega Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México
Palavras-chave: Marca-município, Marcas geográficas, Identidade.

Resumo

A pouca informação que existe sobre o conceito de marca-município e seu processo de construção justifica esta revisão crítica. A esse respeito, este artigo trata, conceitualmente, das marcas ligadas a áreas geográficas, como marca-país, marca-destino, marca-lugar e marca-território. Isso embasa o propósito deste artigo: definir um conceito e propor uma metodologia de construção para a marca-município. A metodologia utilizada para esta pesquisa incluiu o método Delphi, que contribui para este trabalho uma análise do ponto de vista de um grupo de cinco especialistas que opinaram no instrumento aplicado sobre suas percepções e conhecimentos relacionados à marca-município. Nesse sentido, também foram analisadas as diferentes conceituações de marcas geográficas e de seus modelos de construção. As conclusões salientam que o México não tem uma marca-município e esta é uma ferramenta de planejamento abrangente, que resguarda a identidade do município e procura embasar seu desenvolvimento territorial e endógeno; portanto, sua metodologia de construção deve ser baseada em um processo totalmente inclusivo.

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Biografia do Autor

Rebeca Osorio González, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

Maestra en Agroindustria Rural, Desarrollo Territorial y Turismo Agroalimentario en el Instituto de Ciencias Agropecuarias y Rurales, Ciudad de México, México. Docente de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: rosoriog@hotmail.com

Rocío Del Carmen Serrano Barquín, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

Doctora en Ciencias Ambientales en la Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. Docente en los cursos de licenciatura en Turismo y de maestría y doctorado en Turismo de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: rocioserba@yahoo.com.mx

Irais González Domínguez, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

Maestría en Agroindustria Rural, Desarrollo Territorial y Turismo Agroalimentario en el Instituto de Ciencias Agropecuarias y Rurales, Ciudad do México, México. Docente de la Facultad de Turismo y Gastronomía, Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: iraisiya@hotmail.com

Jorge Soto Ortega, Universidad Autónoma del Estado de México, Facultad de Turismo y Gastronomía, Ciudad de México, México

Docente e investigador de la Facultad de Ciencias de la Conducta de la Universidad Autónoma del Estado de México, Ciudad de México, México. E-mail: sjorge_@hotmail.com

Publicado
2018-04-17
Como Citar
Osorio González, R., Serrano Barquín, R., González Domínguez, I., & Soto Ortega, J. (2018). Marca-município: uma revisão crítica. Revista Turismo Em Análise, 29(1), 19-34. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p19-34
Seção
Artigos e Ensaios