Análise do Processo de Turistificação de Fernando de Noronha (PE) entre os Anos de 1960 e 2016

  • Itamar Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Nathália Körössy Universidade Federal de Pernambuco
  • Edvânia Tôrres Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Turismo, Turistificação, Fernado de Noronha

Resumo

O turismo é uma invenção humana repleta de propósitos e ideologias. Por isso mesmo, o espaço turístico não deve ser assumido enquanto algo natural. Pelo contrário, deve ser questionado em sua essência, de modo a identificar as intenções por trás de sua produção. Este estudo analisa o processo de turistificação de Fernando de Noronha (um dos destinos mais conhecidos e desejados do país) entre os anos de 1960 e 2017. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada a partir de pesquisas bibliográficas e documentais e entrevistas. A análise do processo de turistificação de Fernando de Noronha identificou que, ao longo da sua história e independentemente da gestão que esteve à frente do arquipélago, o espaço insular sempre foi pensado para cumprir o papel de um destino de luxo. Essa tendência, aliás, permanece até os dias de hoje. Constatou-se que essa lógica tem sido responsável pela migração de diversos ilhéus e pela desestruturação do tecido social local.

Palavras-chave: Turismo; Turistificação; Fernando de Noronha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco
Doutor em Geografia. Professor Adjunto do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE).
Nathália Körössy, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Desenvolvimento Urbano. Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE).
Edvânia Tôrres, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Geografia. Professora Titular do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (DCG/UFPE).
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Cordeiro, I., Körössy, N., & Tôrres, E. (2019). Análise do Processo de Turistificação de Fernando de Noronha (PE) entre os Anos de 1960 e 2016. Revista Turismo Em Análise, 29(1), 164-181. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p164-181
Seção
Artigos e Ensaios