Percepções Sobre o Turismo em Áreas Rurais: limitações e possibilidades na APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM

Autores

  • João Rodrigo Leitão dos Reis Universidade Federal do Amazonas - UFAM / Centro de Ciências do Ambiente - CCA/UFAM / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPG-CASA/UFAM
  • Julio César Rodríguez Tello Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Christina Fischer Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p108-127

Palavras-chave:

Áreas rurais, Turismo, Unidade de conservação.

Resumo

O turismo em unidades de conservação é uma alternativa para sua sustentabilidade financeira e ambiental, com envolvimento da população local. No intuito de conhecer esse processo na área de proteção ambiental (APA) Caverna do Maroaga, realizamos uma investigação exploratória em três comunidades do local, analisando a situação atual, as expectativas de melhoria dessa atividade, a percepção, o interesse e a motivação dos comunitários. As informações foram coletadas a partir de 87 entrevistas com adultos da região. Constatando-se que o turismo dessas comunidades se direciona aos atrativos naturais, mas sem um uma organização adequada, percebe-se que os comunitários têm interesse e motivação para iniciar uma diretriz de gestão, mas não estão preparados para empreender ou desenvolver programas e desconhecem uma possível oferta de cursos de capacitação necessários para tal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Rodrigo Leitão dos Reis, Universidade Federal do Amazonas - UFAM / Centro de Ciências do Ambiente - CCA/UFAM / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPG-CASA/UFAM
    Geógrafo. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas – PPG-CASA/UFAM.
  • Julio César Rodríguez Tello, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Professor Titular da UFAM. Engenheiro Florestal. Engenheiro Florestal pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana - UNAP (1976), Mestre em Manejo Florestal e Doutor em Ciências Biológicas e Recursos Naturais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPG-CIFA).

  • Christina Fischer, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)

    Analista Ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Engenheira de Pesca. Especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação. Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

REIS, João Rodrigo Leitão dos; TELLO, Julio César Rodríguez; FISCHER, Christina. Percepções Sobre o Turismo em Áreas Rurais: limitações e possibilidades na APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, p. 108–127, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i1p108-127. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/133278.. Acesso em: 19 abr. 2024.