Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo.

  • Vitoria Nonato Massini Universidade de São Paulo
  • Alexandre Leonarde
Palavras-chave: Entretenimento cultural, Identidade, São Paulo, Turismo

Resumo

A identidade é instável e devido a isso pode mudar com diversos fatores como: sociedade, época, atores sociais, política e meios de comunicação. Antes São Paulo era a terra da garoa, e hoje a garoa se tornou mínima perto do que acontece na vida cosmopolita da cidade. Com isso, o objetivo da presente pesquisa é investigar se a identidade de São Paulo faz jus ao que ela oferece de entretenimento cultural. Por meio de uma pesquisa de gabinete, analisam-se as identidades da cidade ao longo dos anos, assim como uma coleta de dados online, sobre como as agências e operadoras turísticas representam a capital nos seus sites, ou seja, para os turistas. Os resultados da coleta foram reproduzidos em duas imagens de nuvens de palavras, uma dos adjetivos da descrição de “Sampa”, e outro com os atrativos mais indicados. Observando-se que o entretenimento na cidade já é destaque, sendo colocada como capital do entretenimento da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitoria Nonato Massini, Universidade de São Paulo

Graduada em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP), São Paulo, SP, Brasil. 

Alexandre Leonarde
Pós-doutor em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Membro do GIEL/USP/CNPq, São Paulo, SP, Brasil.
Publicado
2018-04-03
Como Citar
Massini, V., & Leonarde, A. (2018). Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo. Revista Turismo Em Análise, 29(1), 74-88. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p74-88
Seção
Artigos e Ensaios