Paradigma do Acesso Aberto (Open Access): alguns apontamentos para os estudiosos do turismo no Brasil

Autores

  • Cristina Marques Gomes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p247-270

Palavras-chave:

turismo, acesso aberto, Vias Verde e Dourada.

Resumo

O presente artigo versa sobre o Paradigma do Acesso Aberto (ou Open Access - OA) traçando um panorama geral sobre os movimentos e iniciativas, como e em quais contextos os mesmos surgiram, quais são os conceitos envolvidos nos debates em torno da temática, as linhas de atuação, os principais manifestos, argumentações teóricas, pesquisadores, dentre outros aspectos, com o objetivo de contribuir para debates ulteriores sobre as interfaces da Ciência da Informação e do Turismo. Apresenta os sub-itens "Acesso Aberto (Open Access): Conceitos, Movimentos e Iniciativas" e "Vias Verde e Dourada", culminando com as Considerações Finais sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Marques Gomes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda do Programa de Tecnologias e Sistemas de Informação (PDTSI) da Universidade do Minho
    (Portugal); Doutoranda em Ciência da Informação - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP – Brasil); e Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – Brasil).
    Email: .

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Paradigma do Acesso Aberto (Open Access): alguns apontamentos para os estudiosos do turismo no Brasil. (2010). Revista Turismo Em Análise, 21(2), 247-270. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p247-270