Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros

Autores

  • Iomara Scandelari Lemos Univeb
  • José Roberto Frega Faculdade Paranaense (FAPAR)
  • Alceu Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296

Palavras-chave:

análise fatorial, modelagem de equação estrutural, atributos relevantes de turismo.

Resumo

Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iomara Scandelari Lemos, Univeb
    Doutora em Administração (PUCPR), Mestre em Administração (PUCPR), Mestre em Gestão Pública do
    Turismo (UIA/Espanha), Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano (PUCPR; UTC/França), Graduada em Turismo (UFPR). Consultora em turismo da Leliz Consultoria Ltda. e professora colaboradora na Univeb.
  • José Roberto Frega, Faculdade Paranaense (FAPAR)
    Doutor em Administração (PUCPR), Mestre em Administração (PUCPR), Especialista em Tecnologia da
    Informação e Comunicação (FAE-PR), Graduado em Engenharia Eletrônica (UFRJ). Analista de Sistemas no
    Paranácidade e professor da Faculdade Paranaense (FAPAR).
  • Alceu Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutor em Administração de Empresas (FGV-SP), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), Mestre em Systems Design (University of Waterloo/Canadá), Graduado em Economia (UFPR). Professor adjunto PUCPR e Co-autor de livros didáticos (Gestão de Custos, Decisões Financeiras e Análise de Investimentos, Projetos Empresariais e Públicos e Matemática Financeira) publicados pela Editora Atlas e de diversos artigos na área de gestão estratégica de custos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEMOS, Iomara Scandelari; FREGA, José Roberto; SOUZA, Alceu. Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 271–296, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14217.. Acesso em: 16 abr. 2024.