Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense

Autores

  • Cláudia Fabiana Gohr Universidade Federal da Grande Dourados - MS
  • Luciano Costa Santos Universidade Federal Grande Dourados - MS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319

Palavras-chave:

estratégias competitivas, turismo, setor hoteleiro.

Resumo

O tema estratégias tem sido um assunto que está cada vez mais em evidência nos estudos organizacionais. No turismo não tem sido diferente, embora grande parte da literatura apresente estudos relacionados às estratégias que buscam desenvolver os diferentes destinos turísticos. Esse artigo tem como principal objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor hoteleiro de um município catarinense com elevado fluxo de turistas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, de caráter descritivo. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semi-estruturada, a observação passiva e a análise documental. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelo setor estão relacionadas com a própria estrutura competitiva, que faz com que as empresas adotem um conjunto diversificado de estratégias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Fabiana Gohr, Universidade Federal da Grande Dourados - MS
    Doutora em Engenharia de Produção; Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados-MS(UFGD), Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.
  • Luciano Costa Santos, Universidade Federal Grande Dourados - MS
    Doutor em Engenharia de Produção; Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados-MS
    (UFGD), Faculdade de Engenharia.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

GOHR, Cláudia Fabiana; SANTOS, Luciano Costa. Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 297–319, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14218.. Acesso em: 23 abr. 2024.