O Valor Turístico e Educacional dos Geossítios no Geopark Bodoquena-Pantanal/MS

identificação e hierarquização dos sítios da geodiversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p468-486

Palavras-chave:

Uso educacional, Uso turístico, Geoparque, Visitantes, Bodoquena-Pantanal

Resumo

Os geoparques são territórios que apresentam áreas com ocorrências capazes de ilustrar importantes fenômenos e processos geológicos, que agreguem valores culturais e ecológicos, e onde se pode implementar um processo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade e com o envolvimento da comunidade local. A correta catalogação dos geossítios nas áreas onde se propõe a implementação de um geoparque pode se mostrar uma ferramenta importante para direcionar as estratégias de desenvolvimento desses territórios. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma quantificação do potencial uso educacional e do potencial uso turístico dos geossítios do Geopark Bodoquena-Pantanal, discutindo-os com seu potencial risco de degradação. Para atingir os objetivos os procedimentos metodológicos pautaram-se em: atividades pré-campo – nas quais se buscou levantar as informações já existentes sobre as áreas em estudo, bem como o contato inicial para autorização de visita técnica; atividades de campo – nas quais visitou-se as áreas levantando as informações necessárias para a pesquisa; atividades pós-campo – o inventário dos geossítios e sítios geológicos. Como resultado, identificou-se que os sítios mais bem ranqueados enquanto sítios da geodiversidade e com menor risco de degradação distribuem-se pelas duas regiões: Sudoeste (Bonito-Serra da Bodoquena) e Pantanal, e que essas áreas têm grande potencial para receber visitantes em curto prazo, o que pode elevar as chances de implantação e consolidação do Geopark Bodoquena-Pantanal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Professora do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

  • Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera-Uniderp

    Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Referências

Beni, M. C. (2004). Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo, SP: Aleph.

Brilha, J. (2005). Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga, BR: Palimage.

Brilha, J. (2016). Inventory and quantitative assessment of geosites and geodiversity sites: a review. Geoheritage, 8(2), 119-134. Recuperado de https://bit.ly/2Mt3OK1

Buarque, S. C. (2002). Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro, RJ: Garamond.

Decreto No 12.897, de 22 de dezembro de 2009. (2009, 23 de dezembro). Dispõe sobre a criação do Geopark Bodoquena-Pantanal, e dá outras providências. Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, (7610), 7-10.

Ministério do Turismo. (2005). Programa de regionalização do turismo: roteiros do Brasil. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Políticas de Turismo.

Molina, S., & Rodrigues, S. (2001). Planejamento integral do turismo: um enfoque para a América Latina. Florianópolis, SC: Edusc.

Nascimento, M. A. L., Ruchkys, U. A., & Mantesso-Neto, V. (2008). Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. Natal, RN: Sociedade Brasileira de Geologia.

Ruchkys, U. A. (2007). Patrimônio geológico e geoconservação no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais: potencial para a criação de um geoparque da UNESCO. Tese de Doutorado, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Ruschmann, D. (2001). Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas, SP: Papirus.

Sistema Integrado de Gestão Pública. (2015). Inventário de geossítios do Brasil. Goiânia, GO: Sigep. Recuperado de https://bit.ly/31F02lf

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LUNAS, Maria Cristiane Fernandes da Silva; OLIVEIRA, Ademir Kleber Morbeck de. O Valor Turístico e Educacional dos Geossítios no Geopark Bodoquena-Pantanal/MS: identificação e hierarquização dos sítios da geodiversidade. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 3, p. 468–486, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p468-486. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/158084.. Acesso em: 18 abr. 2024.