O processo de cocriação de valor nas experiências de consumo colaborativo em turismo

o caso Blablacar

Autores

  • Lucas Pereira Tomaz de Aquino Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • José William de Queiroz Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p417-434

Palavras-chave:

Turismo, Consumo colaborativo, Experiência de consumo, Cocriação

Resumo

Este estudo buscou melhor compreender como ocorre a construção da cocriação de valor durante as experiências de turistas usuários das plataformas de consumo colaborativo, tendo como objeto de estudo o aplicativo de caronas BlaBlaCar. Para dar suporte teórico à pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as experiências de consumo, a co-criação de valor e o consumo colaborativo. Para alcançar o objetivo proposto, a natureza qualitativa da pesquisa foi adotada, optando-se pela estratégia do estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários da mencionada plataforma, bem como foi elaborado um roteiro para observação do conteúdo do site como forma de realizar um contraponto entre os dados. Os resultados encontrados possibilitaram reconhecer a tendência a adoção de novos tipos de serviços colaborativos, bem como a mudança do comportamento dos consumidores. Obteve-se também uma melhor compreensão de como as experiências são desenvolvidas, identificando como ocorre a participação entre ofertantes e demandantes de serviços nesses novos formatos possibilitados por rede de computadores.

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Biografia do Autor

  • Lucas Pereira Tomaz de Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

    Bacharelando em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós Graduação em Hotelaria e Turismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

  • José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

    Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

O processo de cocriação de valor nas experiências de consumo colaborativo em turismo: o caso Blablacar. (2020). Revista Turismo Em Análise, 31(3), 417-434. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p417-434