Redes do Turismo: uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais - Brasil

Autores

  • Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flavia Luciana Naves Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p663-690

Palavras-chave:

políticas públicas, redes de atores, circuitos turísticos.

Resumo

O estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor de turismo, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meiode circuitos turísticos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Na primeiraetapa da pesquisa, foi realizada uma macroanálise dos circuitos mineiros, os dados foramobtidos por meio dos órgãos gestores dos circuitos turísticos. Na segunda etapa, foramrealizadas entrevistas com os atores-chave da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que apareceram na primeiraetapa, para aprofundar nas análises sobre o inter-relacionamento desses atores. Os resultados obtidos sugerem a existência de um novo ator que apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito deredes é um tanto quanto superficial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp, Universidade Federal de Minas Gerais
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor temporário do curso de Turismo na Universidade Federal de Ouro Preto. marcosknupp@yahoo.com.br
  • Flavia Luciana Naves, Universidade Federal de Lavras
    Graduada em Administração (1994), tem mestrado em Administração com ênfase em desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

KNUPP, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; NAVES, Flavia Luciana. Redes do Turismo: uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais - Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 663–690, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p663-690. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/52439.. Acesso em: 19 abr. 2024.