Periódicos científicos em turismo no Brasil: dos boletins técnico-informativos às revistas científicas eletrônicas

  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste).
  • Mariana Aldrigui Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo
Palavras-chave: turismo, comunicação científica, periódicos científicos, propostas e tendências editoriais, Brasil.

Resumo

Estudo da comunicação científica em turismo no Brasil, com os seguintes objetivos: traçar um panorama evolutivo dos periódicos técnico-científicos, a partir de suas propostas editoriais; compreender a função dessas publicações na evolução do conhecimento científico; e discutir a situação atual e as tendências das revistas científicas em turismo no Brasil. O artigo apresenta uma síntese descritiva dos principais periódicos científicos em turismo publicados no Brasil a partir da década de 1970, caracterizando três fases de evolução - fase inicial intermitente, fase da inovação científica e fase da expansão científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste).
Bacharel em Turismo, doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Hospitalidade, da Universidade Anhembi-Morumbi. Pesquisadora do CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento. Diretora-presidente da ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo.
Mariana Aldrigui, Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo
Bacharel em Turismo e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente do Bacharelado em Lazer e Turismo da ECA-USP. Doutoranda em Geografia na Universidade de São Paulo. Presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo - seccional São Paulo.
Publicado
2007-11-18
Como Citar
Rejowski, M., & Aldrigui, M. (2007). Periódicos científicos em turismo no Brasil: dos boletins técnico-informativos às revistas científicas eletrônicas. Revista Turismo Em Análise, 18(2), 245-268. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i2p245-268
Seção
Artigos e Ensaios