Desenvolvimento do turismo ou desenvolvimento turístico: reflexões com base em duas regiões atrasadas em São Paulo

Autores

  • Carlos Roberto Azzoni Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v4i2p37-53

Palavras-chave:

Turismo e desenvolvimento, desenvolvimento regional, desenvolvimento econômico, turismo em regiões atrasadas, efeitos multiplicadores, Pontal do Paranapanema, Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades do turismo constituir o elemento dinamizador de economias regionais atrasadas. Estabelece-se a diferenciação entre desenvolvimento do turismo na região (crescimento dessa atividade na região em relação à tendência observada no passado) e o desenvolvimento turístico da região (o desenvolvimento da atividade turística acarretando efeitos de encadeamento que levam à superação das condições de atraso econômico regional). Os casos das regiões do Pontal do Paranapanema e do Vale do Ribeira, áreas economicamente atrasadas no Estado de São Paulo, são utilizados como exemplos para ilustrar a discussão. Conclui-se que a primeira delas apresenta apenas a possibilidade do desenvolvimento do turismo, enquanto as condições existentes no Vale do Ribeira, respeitados os requisitos apresentados no texto, permitem acreditar no desenvolvimento turístico da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto Azzoni, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade - FEA/USP
    Livre-Docente e Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1993-11-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

AZZONI, Carlos Roberto. Desenvolvimento do turismo ou desenvolvimento turístico: reflexões com base em duas regiões atrasadas em São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 2, p. 37–53, 1993. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v4i2p37-53. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63121.. Acesso em: 26 abr. 2024.