Turismo e cultura local: a herança histórica de São Vicente - São Paulo

Autores

  • Olga Tulik Faculdade Cásper Líbero
  • Irene Tulik Mariano Roque Faculdade do Guarujá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p90-102

Palavras-chave:

turismo cultural, imagem local, herança histórica, São Vicente, litoral paulista.

Resumo

O aproveitamento da herança histórica como atrativo turístico é o tema deste artigo sobre São Vicente, município situado no litoral do Estado de São Paulo que, durante muitas décadas, permaneceu à margem do processo de desenvolvimento regional. Ações públicas direcionadas para a valorização de fatos e de sítios históricos associadas a obras de infra-estrutura urbana transformaram a imagem, contribuíram para a conscientização dos valores culturais e, principalmente, para resgatar a identidade local e a autoestima dos residentes perdidas no longo período de estagnação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Olga Tulik, Faculdade Cásper Líbero
    Licenciada e Bacharel em Geografia, Mestre e Doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Livre-docente em Turismo pela ECA/USP, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer da ECA/USP, Coordenadora do Curso de Graduação em Turismo da Faculdade Cásper Líbero da Fundação Cásper Líbero.
  • Irene Tulik Mariano Roque, Faculdade do Guarujá
    Licenciada e Bacharel em Letras, Mestre em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer pela ECNUSP, Professora do Curso de Turismo da Faculdade do Guarujá (SP).

Downloads

Publicado

2003-11-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TULIK, Olga; ROQUE, Irene Tulik Mariano. Turismo e cultura local: a herança histórica de São Vicente - São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 2, p. 90–102, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i2p90-102. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63647.. Acesso em: 24 abr. 2024.