Turismo e cultura local: a herança histórica de São Vicente - São Paulo

  • Olga Tulik Faculdade Cásper Líbero
  • Irene Tulik Mariano Roque Faculdade do Guarujá
Palavras-chave: turismo cultural, imagem local, herança histórica, São Vicente, litoral paulista.

Resumo

O aproveitamento da herança histórica como atrativo turístico é o tema deste artigo sobre São Vicente, município situado no litoral do Estado de São Paulo que, durante muitas décadas, permaneceu à margem do processo de desenvolvimento regional. Ações públicas direcionadas para a valorização de fatos e de sítios históricos associadas a obras de infra-estrutura urbana transformaram a imagem, contribuíram para a conscientização dos valores culturais e, principalmente, para resgatar a identidade local e a autoestima dos residentes perdidas no longo período de estagnação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Tulik, Faculdade Cásper Líbero
Licenciada e Bacharel em Geografia, Mestre e Doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Livre-docente em Turismo pela ECA/USP, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer da ECA/USP, Coordenadora do Curso de Graduação em Turismo da Faculdade Cásper Líbero da Fundação Cásper Líbero.
Irene Tulik Mariano Roque, Faculdade do Guarujá
Licenciada e Bacharel em Letras, Mestre em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer pela ECNUSP, Professora do Curso de Turismo da Faculdade do Guarujá (SP).
Publicado
2003-11-14
Como Citar
Tulik, O., & Roque, I. (2003). Turismo e cultura local: a herança histórica de São Vicente - São Paulo. Revista Turismo Em Análise, 14(2), 90-102. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p90-102
Seção
Artigos e Ensaios