Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco

Autores

  • Kely César Paiva Faculdade Novos Horizontes/Nurteg
  • Angelo Brigato Esther Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Carolina Pires Faculdade Novos Horizontes/Nurteg
  • Marlene Catarina Melo Faculdade Novos Horizontes/Nurteg

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141

Palavras-chave:

função gerencial, gerente, hotel.

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir sobre a função gerencial na hotelaria e, para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o uso da entrevista como principal instrumento de coleta de dados, em cuja análise utilizou-se a "análise de conteúdo': No referencial teórico, as peculiaridades dessa função foram discutidas em termos de "milícias" (atuação cotidiana, contradições, fragmentações, desafios), "malícias" (relações com outros atores sociais relevantes, como subordinados, chefias e clientes) e "delícias" (expectativas positivas, questões relacionadas a poder, status, realização), denotando suas particularidades no contexto organizacional. Após apresentar e analisar o conteúdo das 21 entrevistas realizadas, foram percebidas homogeneidades acerca dos relacionamentos dos gerentes com subordinados, superiores e clientes, e dificuldades com relação à compreensão de seu papel e à capacitação profissional no setor. Ao final, apontaram-se aspectos pertinentes à academia e à função investigada, além de possibilidades de pesquisas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kely César Paiva, Faculdade Novos Horizontes/Nurteg
    Doutoranda e mestre em Administração (UFMG/CEPEAD/NURTEG); professora e pesquisadora (Faculdade Novos Horizontes/NuRTEG; Universidade FUMEC).
  • Angelo Brigato Esther, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
    Doutorando e mestre em Administração (UFMG/CEPEAD/NURTEG); professor e pesquisador (UFJF/FEA).
  • Ana Carolina Pires, Faculdade Novos Horizontes/Nurteg
    Bolsista de iniciação científica (Faculdade Novos Horizontes/NuRTEG); graduanda em Turismo e Gestão em Hotelaria (Universidade FUMEC).
  • Marlene Catarina Melo, Faculdade Novos Horizontes/Nurteg
    Doutora em Ciências das Organizações (Université de Paris IX - Dauphine, França); diretora acadêmica e coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (Faculdade Novos Horizontes/NuRTEG).

Downloads

Publicado

2006-12-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PAIVA, Kely César; ESTHER, Angelo Brigato; PIRES, Ana Carolina; MELO, Marlene Catarina. Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 116–141, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63759.. Acesso em: 23 abr. 2024.