Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141Palavras-chave:
função gerencial, gerente, hotel.Resumo
O objetivo deste artigo foi refletir sobre a função gerencial na hotelaria e, para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o uso da entrevista como principal instrumento de coleta de dados, em cuja análise utilizou-se a "análise de conteúdo': No referencial teórico, as peculiaridades dessa função foram discutidas em termos de "milícias" (atuação cotidiana, contradições, fragmentações, desafios), "malícias" (relações com outros atores sociais relevantes, como subordinados, chefias e clientes) e "delícias" (expectativas positivas, questões relacionadas a poder, status, realização), denotando suas particularidades no contexto organizacional. Após apresentar e analisar o conteúdo das 21 entrevistas realizadas, foram percebidas homogeneidades acerca dos relacionamentos dos gerentes com subordinados, superiores e clientes, e dificuldades com relação à compreensão de seu papel e à capacitação profissional no setor. Ao final, apontaram-se aspectos pertinentes à academia e à função investigada, além de possibilidades de pesquisas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.