Análise da gestão da informação na Secretaria de Estado do Turismo do Paraná – SETU - PR

  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Shizue Massukado Nakatani Universidade Federal do Paraná
  • Cecilia de Souza Pavan Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: organização pública de Turismo, gestão da informação, sistemas de informação, planejamento turístico.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo da gestão da informação em Organizações Públicas de Turismo (OPTs), tendo como caso de estudo a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU/PR). Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para a construção do arcabouço teórico referente à informação e sistemas de informação, tecnologia da informação e comunicação e gestão da informação. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que, através da implantação da metodologia Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), a SETU/PR estaria estruturando um sistema de informação de nível estratégico e gerencial. Contudo sem
configurar a interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação já utilizados pela SETU/PR, o que resulta em não otimização de dados, informações e principalmente conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal do Paraná
Professor do Departamento de Turismo da UFPR, Mestrado em Engenharia de Produção UFPR.Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC Mestre em Turismo e Hotelaria.
Marcia Shizue Massukado Nakatani, Universidade Federal do Paraná
Doutora e Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR, Bacharel em Turismo pelo DETUR/UFPR. Professora e pesquisadora do DETUR/UFPR, nas áreas de turismo e organizações e métodos e técnicas de pesquisa em turismo.
Cecilia de Souza Pavan, Universidade Federal do Paraná
Graduada em Turismo pela UFPR Agente de Viagens
Publicado
2013-08-12
Como Citar
Biz, A., Nakatani, M., & Pavan, C. (2013). Análise da gestão da informação na Secretaria de Estado do Turismo do Paraná – SETU - PR. Revista Turismo Em Análise, 24(2), 278-297. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p278-297
Seção
Artigos e Ensaios