Marcos da hospitalidade na Cidade de São Paulo: amenidades e facilidades

  • Celia Maria Morais Dias Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: hotelaria, evolução da cidade de São Paulo, hotel, meios de hospedagem, hospitalidade, hospitalidade comercial.

Resumo

O trabalho busca apresentar e discutir as fases em que se deu a introdução da hotelaria no Brasil, especialmente a transição de uma hospitalidade graciosa, em casas de família, para a hospitalidade comercial; e dos pequenos hotéis familiares aos grupos transnacionais que começaram a operar nas últimas décadas do século xx, na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, podendo o estudo ser definido como de gabinete, com enfoque histórico-evolutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Maria Morais Dias, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
Bacharel em Relações Públicas e Turismo pela ECA-USP; mestre (área de Hotelaria) e doutora (área de Turismo Rural) em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Docente do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e do Curso de Turismo da ECA-USP.
Publicado
2006-08-18
Como Citar
Dias, C. M. (2006). Marcos da hospitalidade na Cidade de São Paulo: amenidades e facilidades. Revista Turismo Em Análise, 17(2), 170-189. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i2p170-189
Seção
Artigos e Ensaios