O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico

Autores

  • Carlos Eduardo de Almeida Ramôa UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Carlos da Silva Flores UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p216-240

Palavras-chave:

Turismo marítimo, Cruzeiros marítimos, Comportamento da oferta, Comportamento da demanda, Ciclo de vida do produto

Resumo

O turismo de cruzeiros marítimos tem passado pelas diversas fases do ciclo de vida do produto turístico desde a abertura dos portos para cruzeiros de cabotagem no Brasil. Depois de um aumento acelerado da demanda, o mercado brasileiro vem apresentando taxas de crescimento negativas, ao contrário do que vem ocorrendo no mercado internacional, em particular nos Estados Unidos e na Europa. Este estudo, exploratório e descritivo, utiliza a análise descritiva dos dados para atender ao objetivo geral, que é de identificar como tem sido o comportamento da oferta e da demanda de cruzeiros marítimos no Brasil, e aos objetivos específicos: (1) identificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se a oferta e a demanda por cruzeiros marítimos no Brasil e (2) se o comportamento da demanda está sendo influenciado pelo comportamento da oferta no mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, ou vice-versa. Com a finalidade de alcançar os objetivos foi identificada a realidade da oferta e demanda por cruzeiros marítimos no mercado brasileiro versus mundial, com base nos históricos da oferta e da demanda, com utilização de técnicas de documentação indireta, procedimento documental e bibliográfico. Os resultados apresentados indicam que, no conceito do ciclo de vida do produto turístico, o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos encontra-se no estágio de declínio. Identificou-se também que a redução da oferta de navios ocasionou a queda da demanda, e não o contrário. Desta forma, o estudo constatou que o comportamento da oferta tem influenciado o comportamento da demanda de passageiros no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo de Almeida Ramôa, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
    Professor no Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior (IFES/SC) nos cursos de Administração Geral e Logística/Comércio Exterior. Mestre em Turismo e Hotelaria – Univali. Engenheiro Industrial (UTFPR) com MBA em Gestão Comercial (FGV) e pós-graduado em Administração e Negócios (SPEI).
  • Luiz Carlos da Silva Flores, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
    PhD em Turismo pela Universidade do Algarve - Portugal; Doutor em Engenharia de Produção – UFSC. Mestre em Administração – UFSC. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria, em nível de mestrado e doutorado da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/SC.

Downloads

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RAMÔA, Carlos Eduardo de Almeida; FLORES, Luiz Carlos da Silva. O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 216–240, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p216-240. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/89158.. Acesso em: 19 abr. 2024.