Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo.

Autores

  • Vitoria Nonato Massini Universidade de São Paulo
  • Alexandre Leonarde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p74-88

Palavras-chave:

Entretenimento cultural, Identidade, São Paulo, Turismo

Resumo

A identidade é instável e devido a isso pode mudar com diversos fatores como: sociedade, época, atores sociais, política e meios de comunicação. Antes São Paulo era a terra da garoa, e hoje a garoa se tornou mínima perto do que acontece na vida cosmopolita da cidade. Com isso, o objetivo da presente pesquisa é investigar se a identidade de São Paulo faz jus ao que ela oferece de entretenimento cultural. Por meio de uma pesquisa de gabinete, analisam-se as identidades da cidade ao longo dos anos, assim como uma coleta de dados online, sobre como as agências e operadoras turísticas representam a capital nos seus sites, ou seja, para os turistas. Os resultados da coleta foram reproduzidos em duas imagens de nuvens de palavras, uma dos adjetivos da descrição de “Sampa”, e outro com os atrativos mais indicados. Observando-se que o entretenimento na cidade já é destaque, sendo colocada como capital do entretenimento da América Latina.

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Biografia do Autor

  • Vitoria Nonato Massini, Universidade de São Paulo

    Graduada em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP), São Paulo, SP, Brasil. 

  • Alexandre Leonarde
    Pós-doutor em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Membro do GIEL/USP/CNPq, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Como a identidade de uma São Paulo cultural é vendida: Um estudo da agregação da identidade de São Paulo. (2018). Revista Turismo Em Análise, 29(1), 74-88. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p74-88