Uso das Redes Sociais para se Promover no Mercado de Trabalho

um estudo com bacharéis e estudantes de Turismo em Natal, RN, Brasil

Autores

  • Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Augusto Machado Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p428-446

Palavras-chave:

Mercado de trabalho do turismo, Recrutamento, Redes sociais on-line, Natal-RN

Resumo

As redes sociais estão assumindo cada vez mais importância no âmbito profissional, favorecendo a busca de oportunidades e a construção de uma reputação. Este estudo se propôs a analisar como os bacharéis e estudantes de Turismo utilizam as redes sociais on-line para se promover no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, junto a alunos e profissionais egressos do curso de Turismo situado na cidade de Natal-RN. O instrumento de coleta foi um questionário eletrônico composto por questões abertas e fechadas, analisadas por meio de descrição de frequências e análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as redes sociais on-line têm sido cada vez mais utilizadas para divulgação do perfil profissional do candidato que almeja uma colocação no mercado de trabalho. Através desses canais é possível encontrar vagas de emprego, fazer networking e se autopromover. Porém, ficou evidente que redes profissionais como o LinkedIn ainda são exploradas de forma deficiente pelo público investigado, e o Facebook apresenta-se como a rede social mais amplamente utilizada. Ao final, concluiu-se que redes sociais on-line de caráter pessoal e profissional são alvos de recrutadores de empresas relacionadas ao turismo, devendose haver, portanto, cuidado com o que se posta e com a reputação que é construída no ambiente virtual.

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Biografia do Autor

  • Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Luiz Augusto Machado Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui pós-doutorado em Turismo pela Bournemouth University, Bournemouth, Inglaterra. Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Uso das Redes Sociais para se Promover no Mercado de Trabalho: um estudo com bacharéis e estudantes de Turismo em Natal, RN, Brasil. (2018). Revista Turismo Em Análise, 29(3), 428-446. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p428-446