O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Número de Caracteres

    • Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word
    • Artigos Originais:  os trabalhos não devem ultrapassar 30.000 caracteres (sem espaço) incluindo recursos gráficos, referências.
    • Artigos de Revisão e Relatos de Experiência: os trabalhos não devem ultrapassar 21.3000 caracteres (sem espaço) incluindo recursos gráficos, referências.
    • Resumos:  Português e Inglês 1.200 caracteres (sem espaço) incluindo Palavras chaves e Keywords.
    • Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords
  • Autores: Cadastrar todos os autores no Portal da Revista no link do seu artigo
  • Página de rosto deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo de seu artigo):

    • Título em Português;
    • Título em Inglês;
    • Nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados;
    • Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto;
    • Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização);
    • Endereço para correspondência do autor principal;
    • E-mail de todos os autores.
  • Elementos gráficos:

    • Até 5 (podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas) com seus respectivos títulos e legendas.
    • Não é permitido compilar dois ou mais recursos gráficos e contabilizá-los como um único
    • Devem vir ao final do texto e anexados separadamente em documentos suplementares
  • Referências e Citações no texto:

    • Para citações no texto observar as normas da revista (Vancouver),  ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Para elaboração das Referências observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores disponíveis no site da revista.
    • A Revista sugere que sejam utilizadas até 25 referências.
    • URLs para as referências e DOI dos artigos foram informadas quando possível.
  • Anexar no site (em documentos suplementares):

    • Declarações  de  cessão  integral  dos  direitos  autorais  à  Revista  de  Terapia Ocupacional  da  USP e  de  responsabilidade,  de  conflitos  de  interesse  e  de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL) assinadas por TODOS os autores;
    • Comprovante  de  aprovação  do  Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  (CEP)  da instituição  (Parecer  consubstanciado  do  CEP obtido  no  site  da  PlataformaBrasil)

Diretrizes para Autores

1. Apresentação dos originais: Os originais deverão ser digitados em redator de texto apropriado com espaço 2, letra arial 11. Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word. Os Artigos Originais devem conter no máximo 30.000 caracteres sem espaço incluindo recursos gráficos, referências. Artigo teórico, Relatos sobre Projetos e Experiências, Estudo de Caso, Artigo de Atualização, Ponto de Vista e revisão devem conter no máximo 21.300 caracteres sem espaço incluindo recursos gráficos, referências. 

Para pesquisas realizadas com seres humanos é OBRIGATÓRIO anexar em documentos suplementares o comprovante de aprovação no COMITÊ de ÉTICA

A REVISTA RESPEITA A RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

 

Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Os textos em português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês. Os em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em português. Além disso, os artigos em inglês de autores nacionais devem ser apresentados nas duas versões: inglês e português. No caso de aprovação, ambas serão publicadas. 

 

2. Página de rosto: Deve constar: título do trabalho em português e versão em inglês; nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados; referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto; referência à apresentação do trabalho em eventos, indicando nome do evento, local e data de realização; endereço para correspondência.

3. Resumo/abstract: Os trabalhos devem apresentar dois resumos, um em português e outro em inglês, com no máximo 1.200 caracteres (incluindo descritores/key words), em um único parágrafo e deve explicitar o: objeto, objetivos, procedimentos metodológicos, abordagem teórica e resultados do estudo e/ou principais conclusões. Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords, que melhor descrevam o conteúdo do trabalho. Consultar "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS) parte da metodologia LILACS-Literatura Latino Americana e do Caribe em da Saúde.(http://decs.bvs.br/)

4. Elementos gráficos: Devem ser anexados ao final do texto e em arquivo à parte em documentos suplementares, nomeados de acordo com a referência no texto. O trabalho deve conter no máximo cinco elementos gráficos (figura, tabela, gráfico e diagramas), não sendo permitido aglutinar mais de um elemento gráfico sob um mesmo título. O título deve constar na parte superior da tabela. Evitar o uso de linhas verticais e inclinadas.

5. Estrutura do texto: O caráter interdisciplinar da publicação permitiu estabelecer um formato mais flexível quanto à estrutura dos trabalhos, sem comprometer o conteúdo. A publicação sugere que os trabalhos de investigação científica devem ser organizados mediante a estrutura formal: Introdução; que deve contemplar a apresentação e/ou justificativa do trabalho, seu objetivo, sua relação com outras publicações, esclarecendo o estado atual em que se encontra o objeto investigado e/ou apresentando a base teórica adotada; Procedimentos Metodológicos; que inclui a descrição dos procedimentos empreendidos para o desenvolvimento do trabalho, a caracterização do contexto da pesquisa e/ou da população estudada, o período de realização, o referencial teórico e/ou as técnicas escolhidas para a análise de dados e/ou discussão do tema proposto. Resultados; exposição objetiva do que foi observado em relação aos objetivos propostos, pode ser apoiado em gráficos e tabelas. Discussão; apresentação dos dados obtidos e resultados alcançados, estabelecendo compatibilidade ou não com resultados anteriores de outros autores e/ou dialogando com o referencial teórico adotado. Conclusões; são as considerações fundamentadas nos Resultados e Discussão. Não é necessário que os textos sejam subdivididos em seções, mas é importante que sua estruturação contemple esses aspectos.

6. Referências: Organizadas em ordem de aparecimento no texto pelo último sobrenome do primeiro autor; todos os autores dos trabalhos devem ser citados; os títulos dos periódicos devem ser abreviados pela “List of Jounals Indexed in Index Medicus”. A Revista sugere sejam utilizadas até 25 referências. URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados, quando possível.

Para elaboração das referências observar as recomendações das NORMAS DE VANCOUVER

      • Livros e monografias:

Piaget J. Para onde vai a educação? 7a ed. Rio de Janeiro: J. Olimpio; 1980.

Koogan A, Houaiss A, editores. Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão; 1998. CD-Rom.

Alves C. Navio negreiro. [S.I.]: Virtual Books; 2000 [citado em 10 jan. 2002]. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/ freebook/port/Lport2/
navionegreiro.htm.

    • Capítulo de livro:

Karasov WH, Diamond JM. Adaptation of nutrition transport. In: Johnson LR. Phyisiology of gastrointestinal tract. 2a ed. New York: Raven Press; 1987. p. 189-97.

São Paulo (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: São Paulo (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo; 1999. v.1 [citado em 8 mar. 1999]. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm.

Morfologia dos artrópodes. In: Enciclopédia multimídia dos seres vivos. [S.I.]: Planeta DeAgostini; C1998. CD-Rom 9.

    • Artigos de periódicos:

Mângia EF. Contribuições da abordagem canadense “Prática de Terapia Ocupacional Centrada no Cliente” e dos autores da desinstitucionalização italiana para a terapia ocupacional em saúde mental. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2002;13(3):127-34. colocar DOI do artigo.


Vieira CL, Lopes M. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro. 1994(2). 1 CD-Rom. colocar DOI do artigo.

Silva MML. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista [citado em 28 nov. 1998]. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm?. colocar DOI do artigo.

Lancman S, Mângia EF, Muramoto MT. Impact of conflict and violence on workers in a hospital emergency room. Work. 2013 May 15. [Epub ahead of print]. DOI 10.3233/WOR-131638

Teses:
Del Sant R. Propedêutica das síndromes catatônicas agudas [Dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 1989.

      • Eventos - Considerado no todo:

6º Congresso Brasileiro de Neurologia, Rio de Janeiro, 1984. Resumos. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Neurologia; 1974.
4º Congresso de Iniciação Científica da UFPe, Recife, 1996. Anais eletrônicos. Recife: UFPe; 1996 [citado em 21 jan. 1997]. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm.

      • Eventos - Considerado em parte:

Spalding E. Bibliografia da revolução federalista. In: 1o Congresso da História da Revolução. Curitiba, 1944. Anais... Curitiba:Governo do Estado do Paraná; 1944. p.295-300.

Sabroza PC. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: 4o Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRASCO; 1998. Mesa-redonda. Disponível em: <http://www.abrasco.com.br/epirio98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.

 

7. Indicação da fonte das citações: 

As formas de apresentação das fontes consultadas variam em decorrência da inserção no texto, observar os exemplos:

citação textual, parte do texto é transcrito na íntegra

... a luta, a impossibilidade de coexistência com o outro (p. 50-1)3

citação livre, reproduz o conteúdo do documento original

Para Velho (p. 27)5 o indivíduo...

citação da fonte secundária (citação de citação)

O homem não se define pelo que é mas pelo que deseja ser (Ortega y Gasset 2 apud8  p. 160).

citação referente a trabalhos de três ou mais autores

Souza et al.6 ... consultadas periodicamente (p. 7).

citações diretas no texto (mais de 3 linhas) - citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.

8. Notas de rodapé: Adotadas para a primeira página do artigo com informações que identifiquem os autores: vínculo profissional, títulos profissionais  e acadêmicos dos autores, fonte financiadora, endereço para correspondência e e-mail.

9. Agradecimentos: Quando pertinentes, dirigidos à pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho.

10. Autoria e Indicação de Responsabilidade : As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) a concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada. No final do texto devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo (ex. SM Silva trabalhou na concepção e na redação final e CM Assis, na pesquisa e na metodologia).

11. Check list final para submissão: Antes de submeter o artigo, recomendamos que o autor consulte o check list abaixo:

CHECK LIST PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

a) Número de Caracteres

  • Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word
  • Artigos Originais:  os trabalhos não devem ultrapassar 30.000 caracteres (sem espaço) incluindo recursos gráficos, referências.
  • Artigos de Revisão e Relatos de Experiência: os trabalhos não devem ultrapassar 21.3000 caracteres (sem espaço) incluindo recursos gráficos, referências.
  • Resumos:  Português e Inglês 1.200 caracteres (sem espaço) incluindo Palavras chaves e Keywords.
  • Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords

b) Autores: Cadastrar todos os autores no Portal da Revista no link do seu artigo 

c) Página de rosto deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo de seu artigo):

  • Título em Português;
  • Título em Inglês;
  • Nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados;
  • Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto;
  • Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização);
  • Endereço para correspondência do autor principal;
  • E-mail de todos os autores.

d) Elementos gráficos:

  • Até 5 (podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas) com seus respectivos títulos e legendas.
  • Não é permitido compilar dois ou mais recursos gráficos e contabilizá-los como um único
  • Devem vir ao final do texto e anexados separadamente em documentos suplementares

e) Referências e Citações no texto:

  • Para citações no texto observar as normas da revista (Vancouver),  ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Para elaboração das Referências observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores disponíveis no site da revista.
  • A Revista sugere que sejam utilizadas até 25 referências.
  • URLs para as referências e DOI dos artigos foram informads quando possível

f) Anexar no site (em documentos suplementares):

  • Declarações  de  cessão  integral  dos  direitos  autorais  à  Revista  de  Terapia Ocupacional  da  USP e  de  responsabilidade,  de  conflitos  de  interesse  e  de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL) assinadas por TODOS os autores;
  • Comprovante  de  aprovação  do  Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  (CEP)  da instituição  (Parecer  consubstanciado  do  CEP obtido  no  site  da  PlataformaBrasil)
 
Os artigos que não atenderem em um prazo máximo de 6 meses às solicitações de complementação da documentação de check list solicitada serão automaticamente arquivados

 



Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.