Mapeamento de recursos de tecnologia assistiva utilizados por idosos

Autores

  • Luma Carolina Câmara Gradim Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Shamyr Sulyvan de Castro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Darlene Mara dos Santos Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alessandra Cavalcanti Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p72-79

Palavras-chave:

Equipamentos de autoajuda, Atenção primária à saúde, Terapia ocupacional, Idoso, Atividades cotidianas.

Resumo

O aumento da expectativa de vida populacional no Brasil evidencia também o número de pessoas que envelhecem apresentando perda da capacidade funcional e aumento da dependência nas atividades do dia a dia. A tecnologia assistiva (TA) se constitui como suporte para que os idosos mantenham a independência e funcionalidade. Os objetivos deste estudo foram: (i) elencar os recursos de tecnologia assistiva utilizados por idosos assistidos em uma unidade matricial de saúde (UMS) no município de Uberaba/MG; (ii) descrever as características sócio-econômicas e as doenças crônicas por eles relatadas e (iii) estudar a área de ocupação – atividades de vida diária e a categoria dos recursos da tecnologia assistiva usados. Participaram do estudo 144 idosos com 60 anos ou mais. Para a coleta dos dados foram aplicados dois instrumentos estruturados idealizados pelos autores. Os resultados evidenciaram utilização de tecnologia assistiva aquém das necessidades para manutenção do desempenho funcional dos idosos, com exceção do uso de óculos. A idade média dos participantes foi de 72,4 anos (±7,8) e houve predomínio de idosos do gênero feminino. Os diagnósticos clínicos relatados foram na maioria casos de hipertensão arterial. Dos participantes, 140 (97,2%) relataram utilizar um tipo de recurso de TA como auxílio em alguma atividade de vida diária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luma Carolina Câmara Gradim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Shamyr Sulyvan de Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia Aplicada. Curso de Fisioterapia. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Coletiva. Curso de Enfermagem. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Alessandra Cavalcanti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Gradim, L. C. C., Castro, S. S. de, Tavares, D. M. dos S., & Cavalcanti, A. (2016). Mapeamento de recursos de tecnologia assistiva utilizados por idosos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 72-79. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p72-79