Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva.

  • Mariana Seabra Silva Universidade Federal Fluminense
  • Cristina Yoshie Toyoda Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
Palavras-chave: Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional, Equipamentos de autoajuda, Trabalhadores.

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar servidores com deficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar sua percepção em relação à funcionalidade, autonomia e satisfação em relação ao trabalho. Participaram nove servidores técnico-administrativos com deficiência que ingressaram na IFES entre 2000 e 2012, por meio de concurso público com vagas destinadas a pessoas com deficiência. Foram aplicados dois instrumentos: Medida de Independência Funcional (MIF) e uma entrevista semi-estruturada. Na análise da MIF os participantes obtiveram escores de independência modificada e independência total; sete entrevistados fazem uso de tecnologia Assistiva (TA) no cotidiano e somente um, específico para o trabalho. Todos se mostraram satisfeitos com seu desempenho e acham que, não necessitam de outro recurso. Os entrevistados têm deficiências leves e alto nível de escolarização. É urgente uma política mais ampla especialmente para as pessoas com deficiências moderadas e graves, para que possam ingressar no mercado de trabalho e exercer sua cidadania.

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Biografia do Autor

Mariana Seabra Silva, Universidade Federal Fluminense
Terapeuta Ocupacional – Universidade Federal Fluminense – RJ
Cristina Yoshie Toyoda, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
Professora Assistente Doutora – Universidade Estadual Paulista – Unesp  Campus de Marília
Miryam Bonadiu Pelosi, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
Professor Assistente Doutor – Universidade Estadual Paulista – Unesp  Campus de Marília
Publicado
2016-08-17
Como Citar
Silva, M., Toyoda, C., Pelosi, M., & Silva, N. (2016). Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 156-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164
Seção
Artigo Original