Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro

  • Iranise Moro Pereira Jorge Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Angela Paula Simonelli Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Jessica Elisa da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Sattylla Sanny de Matos Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Barbara Iansã de Lima Barroso Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
Palavras-chave: Educação superior, Terapia ocupacional/ educação, Saúde do trabalhador/educação.

Resumo

Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,
tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranise Moro Pereira Jorge, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional

Professora Adjunta, Departamento de Terapia Ocupacional, Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

Angela Paula Simonelli, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional

Professora Adjunta, Departamento de Terapia Ocupacional, Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

Jessica Elisa da Rosa, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do oitavo período de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

Sattylla Sanny de Matos Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do sétimo período de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração – Ênfase em Estado e Trabalho da Universidade Federal da Paraíba, Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia (LASTE).

Barbara Iansã de Lima Barroso, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
Assistente II do Depto. de Terapia Ocupacional da UFPB.
Publicado
2016-08-17
Como Citar
Pereira Jorge, I., Simonelli, A., Rosa, J., Ferreira, S., Souza, M., & Barroso, B. I. (2016). Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 109-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115
Seção
Artigo Original