Avaliação eletromiográfica dos músculos do membro superior de indivíduos hemiparéticos com uso da Terapia do Espelho.

Autores

  • Ana Cláudia Tavares Rodrigues Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Flávia Roberta Faganello-Navega Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p278-288

Palavras-chave:

Acidente vascular encefálico, Eletromiografia, Terapia ocupacional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a atividade elétrica muscular durante a realização da Terapia do Espelho no membro superior parético de indivíduos com sequela de AVE. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo. Participaram desta pesquisa dez usuários do Centro de Reabilitação SORRI-BAURU, com histórico de AVE há pelo menos seis meses, com sequela de hemiparesia. A coleta de dados foi constituída pela aplicação da Escala Modificada de Ashworth e avaliação eletromiográfica dos seguintes músculos do membro superior acometido: abdutor curto do polegar, flexor radial do carpo, extensor ulnar do carpo, bíceps e tríceps. A análise do sinal EMG foi realizada em rotinas específicas desenvolvidas em ambiente Matlab (Mathworks®) e a análise estatística feita através do teste ANOVA para medidas repetidas, sendo adotado o nível de significância de p<0,05. Foram encontradas diferenças significativas nos dados referentes aos músculos abdutor curto do polegar (p=0,005); flexor radial do carpo (p=0,032); bíceps (p=0,002) e tríceps braquial (p=0,024), provavelmente, devido a uma adequação do tônus durante a realização da Terapia do Espelho, porém, ainda é necessária a realização de estudos que comparem estes dados pré e pós-intervenção com o uso da técnica, em busca de uma recuperação motora mais efetiva do membro acometido.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Tavares Rodrigues, Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.
  • Flávia Roberta Faganello-Navega, Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília e do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rodrigues, A. C. T., & Faganello-Navega, F. R. (2016). Avaliação eletromiográfica dos músculos do membro superior de indivíduos hemiparéticos com uso da Terapia do Espelho. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 278-288. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p278-288