Formação graduada em Terapia Ocupacional na América Latina: mapeando quem somos e onde estamos.

Autores

  • Pamela Cristina Bianchi Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, BR
  • Ana Paula Serrata Malfitano Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, BR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p135-146

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/educação, Educação superior, América Latina/etnologia, Currículo/tendências, Instituições acadêmicas.

Resumo

O presente trabalho visa refletir sobre a formação graduada em terapia ocupacional nos países latino-americanos. Partindo de um mapeamento nos websites de 114 escolas que apresentam o curso, o estudo elaborou uma análise acerca dos anos de criação dos cursos, tempo de formação, titulação dos docentes e grades curriculares. Os resultados apontaram que, embora haja um crescimento das ofertas formativas nos anos 2000, a profissão ainda é incipiente na região frente ao pequeno número de cursos de graduação, alguns de caráter técnico, e ofertado por grande número de docentes sem formação pós-graduada. Desenha-se como desafio para a terapia ocupacional latino-americana a construção de novos cursos, o aumento do número de profissionais para a conquista de campos de atuação, o desenvolvimento de pesquisas e a construção de conhecimentos próprios que contribuam com uma maior institucionalização da profissão na América Latina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pamela Cristina Bianchi, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, BR
    Doutoranda e Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.
  • Ana Paula Serrata Malfitano, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, BR
    Pós-doutora em Ciência Ocupacional pela Faculdade de Terapia Ocupacional da Western University Ontario, Canadá. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Bianchi, P. C., & Malfitano, A. P. S. (2017). Formação graduada em Terapia Ocupacional na América Latina: mapeando quem somos e onde estamos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(2), 135-146. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p135-146