Dor, Dort e doenças cardiovasculares em profissionais do SAMU 192 de Porto Alegre/RS

Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência, Dor, Transtornos Traumáticos Cumulativos, Doenças Cardiovasculares

Resumo

Objetivo: identificar a prevalência de dor musculoesquelética, distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort), doenças cardiovasculares (DCV) e fatores associados em profissionais do SAMU 192 em Porto Alegre/RS. Métodos: 113 trabalhadores (37% da equipe do SAMU de Porto Alegre) responderam a um questionário de hábitos relacionados ao trabalho, riscos ocupacionais e aparecimento de DCV e Dort. A análise estatística foi realizada com tabelas de frequência, teste qui-quadrado e razões de prevalência – intervalo de confiança de 95% (IC 95%) – por meio de análise multivariável (modelo de regressão de Poisson), com α=0,05. Resultados: Todos os participantes estavam na condição de sobrepeso e apresentavam alta prevalência de dor (92,9%) e Dort (50,4%) e baixa prevalência de DCV (8,8%). A idade contribuiu para o aumento no risco de aparecimento da dor. Os fatores associados ao aparecimento da Dort foram exposição a frio, calor e vibrações, esforço físico, ausência de pausa nas atividades, profissão, regime de trabalho e estresse. A ligação entre os fatores associados e DCV não foi possível devido à baixa prevalência de DCV entre os trabalhadores. Conclusão: os profissionais do SAMU apresentaram alta prevalência de dor e Dort e baixa prevalência de DCV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira Chaise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

O presente estudo foi parte integrante da dissertação de mestrado “Fatores de riscos à saúde cardiovascular e osteomuscular relacionados aos hábitos, estilo de vida e ao trabalho em profissionais do SAMU 192 Porto Alegre/RS”, de Fabiana de Oliveira Chaise, Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRS, em 2015.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Chaise, F., Furlanetto, T., Candotti, C., Kasten, A., Vieira, A., & Paiva, L. (2018). Dor, Dort e doenças cardiovasculares em profissionais do SAMU 192 de Porto Alegre/RS. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 204-214. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p204-214
Seção
Artigo Original