Avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação

Autores

  • Lívia C. Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Viviane C. S. Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcia B. Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p17-25

Palavras-chave:

Destreza motora, Transtornos das habilidades motoras^i1^stera, Desenvolvimento infantil^i1^sméto, Terapia ocupacional^i1^stendênc, Validade, Estudos de avaliação

Resumo

Problemas de coordenação motora são comuns na infância e podem influenciar o desempenho escolar e a auto-estima da criança. Existem vários testes para detecção de problemas motores, mas nenhum deles foi criado e estandardizado para a criança brasileira. Na ausência de instrumentação apropriada para diagnóstico e caracterização das dificuldades motoras, muitas crianças não recebem ajuda, aumentando o risco de fracasso escolar. Nesse trabalho descrevemos as etapas iniciais de criação da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM), teste para detecção de transtorno da coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos de idade. A metodologia incluiu a revisão dos principais testes utilizados para avaliação da coordenação motora em crianças e criação de banco de dados com 349 itens de teste. Itens similares foram descartados e os restantes submetidos a critérios de inclusão, baseados nos princípios teóricos que nortearam a criação da ACOORDEM. Criou-se a versão inicial do teste, cuja validade de conteúdo foi avaliada por pesquisadores e profissionais que atuam na área de desenvolvimento infantil.

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Publicado

2004-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Magalhães, L. C., Nascimento, V. C. S., & Rezende, M. B. (2004). Avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 15(1), 17-25. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p17-25