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Atividades recreativas como suporte na ampliação de vocabulário e na aquisição de leitura para não-leitores

Débora Corrêa de Lima, Deisy das Graças de Souza, Cláudia Maria Simões Martinez, Julia Zanetti Rocca

Resumo


O objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de atividades recreativas para ensino de relações nome-objeto e verificar seus efeitos na aprendizagem de leitura em um programa informatizado baseado no paradigma de equivalência de estímulos. Treze alunos, não-leitores, com idades entre sete e dez anos, participaram de atividades de ensino informatizadas e de atividades recreativas. As atividades recreativas foram organizadas em três condições para ensinar a nomeação de objetos (Condição Objetos) ou de figuras (Condição Ilustrações) referentes às palavras ensinadas com o procedimento de leitura. Na Condição Controle as atividades ensinavam a nomeação de figuras sem relação com as palavras impressas ensinadas. As atividades recreativas eram realizadas antes dos passos de ensino. Todos os alunos aprenderam a nomear os objetos ou as figuras representativas das palavras alvo do estudo, sugerindo que as atividades recreativas foram eficazes no ensino das relações nome-objeto, mas o ensino de leitura foi igualmente eficaz, sob as três condições. Os resultados sugerem que a forma do material (objetos ou figuras) não exerceu papel crítico. A variável crítica para a aquisição de leitura foi o estabelecimento das relações palavra impressa - palavra falada e palavra impressa - figura das quais deriva a emergência de leitura. As atividades podem ter desempenhado um papel motivacional importante para a manutenção dos participantes na situação de ensino.

Palavras-chave


Atividades de lazer;Vocabulário;Ensino de recuperação^i1^sméto;Leitura;Ensino^i1^sméto;Instrução programada como assunto^i1^snor

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p61-67

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