Atuação da Terapia Ocupacional no Consultório na Rua

Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Pessoas em Situação de Rua., Atenção primária à saúde

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso intitulado “Corpos de criação: A atuação da Terapia Ocupacional no Consultório na Rua” e apresenta as contribuições da Terapia Ocupacional nas ações no Consultório na Rua. Objetivos: o estudo teve como objetivo geral conhecer e analisar a atuação da Terapia Ocupacional no Consultório na Rua junto às equipes e usuários deste dispositivo e como objetivos específicos buscou identificar, descrever e diferenciar as ações no campo da Atenção Primária em geral e no núcleo profissional junto à população atendida. Métodos: O estudo tem como enfoque uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter exploratório através da análise de cinco entrevistas semiestruturadas realizadas em 2017 com terapeutas ocupacionais em três municípios do estado de São Paulo. Resultados: As intervenções da Terapia Ocupacional no Consultório na Rua foram apresentadas em dois grupos I) ações do campo da Atenção básica e II) ações do núcleo da Terapia Ocupacional. Conclusão: A incorporação das terapeutas ocupacionais na equipe e no trabalho in loco, permitiu a ampliação de estratégias de cuidado, para além das ações curativas ou preventivas.  Às ações de núcleo se apresentaram como uma das potências do serviço, ampliando a apropriação do usuário em relação à seu cuidado. Os terapeutas ocupacionais atuam principalmente proporcionando encontros, experimentações de si e do mundo por meio de atividades, frente as inúmeras possibilidades que a vida cotidiana na rua oferece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Regina Prodocimo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Terapeuta ocupacional, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Glenda Milek, Prefeitura Municipal de Santos/Departamento de Atenção Básica/Consultório na Rua

Terapeuta ocupacional do Consultório na Rua do Município de Santos.

 

Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Terapeuta Ocupacional, Docente adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Prodocimo, C., Milek, G., & Ferigato, S. (2018). Atuação da Terapia Ocupacional no Consultório na Rua. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 270-279. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p270-279
Seção
Artigo Original