Avaliação do equilíbrio postural em pessoas com artrite reumatoide

uma revisão integrativa

Palavras-chave: Equilíbrio postural, Artrite reumatoide, Acidentes por quedas.

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar uma revisão integrativa sobre métodos de avaliação de equilíbrio postural em pessoas com AR. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados e não-randomizados, estudos transversais com a temática de equilíbrio postural em pessoas com AR em português, espanhol e inglês publicados nas duas últimas décadas nas bases PubMed, SCOPUS e plataforma PEDro. Foram incluídos os estudos que apresentavam no título ou resumo termos mencionados nas estratégias de busca. A descrição dos artigos selecionados indicou: autor, ano de publicação, número de participantes, objetivos, instrumentos ou método utilizados para avaliar o equilíbrio postural, outras avaliações além do equilíbrio postural e principais resultados. De 70 estudos encontrados, foram selecionados 22 para discussão e análise. A maioria não apresenta avaliações com testes específicos para as diferentes dimensões de controle do equilíbrio postural empregando testes-extra às avaliações. Frente às limitações encontradas nos instrumentos avaliados, verifica-se que para melhor determinar os déficits é necessário empregar um conjunto de avaliações que incorporem as principais dimensões de controle do equilíbrio postural, fornecendo informações mais completas e abrangentes a programas de reabilitação e prevenção de quedas na AR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cristina Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

O presente trabalho é parte integrante do projeto de Doutorado de Marta C. R. Silva, sob orientação da Prof. Dr. Susana C. Domenech, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, Laboratório de Instrumentação, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. 

Deyse Borges Koch, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Doutora em Biomecânica, Coordenadora do Laboratório de Biomecânica, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Luis Mochizuki, Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades

Doutor em Educação Física, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

Monique da Silva Gevaerd, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Doutora em Farmacologia, Coordenadora do Laboratório de Análises Multissetorial, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ângela Kemel Zanella, Fundação Universidade Federal do Pampa

Doutora em Gerontologia Biomédica, Departamento de Fisioterapia, Fundação Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana. Uruguaiana, RS – Brasil. 

Susana Cristina Domenech, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Ciências da Saúde, Laboratório de Instrumentação

Graduação em Licenciatura Plena em Química e em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) - Doutorado sanduíche (CNPq) pela Martin-Luther Universität Halle-Wittenberg (Alemanha) e Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e no Programa de Pós-Graduação em Design (Ergonomia). Tem experiência em Ciência e Engenharia de Materiais e Ciências do Movimento Humano. Realiza pesquisas voltadas ao estudo de doenças reumáticas e articulares, atuando nas seguintes áreas: comportamento motor, atividade física e saúde, ergonomia.

Publicado
2019-03-19
Como Citar
Silva, M., Koch, D., Mochizuki, L., Gevaerd, M., Zanella, Ângela, & Domenech, S. (2019). Avaliação do equilíbrio postural em pessoas com artrite reumatoide. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 280-287. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p280-287
Seção
Artigo de Revisão