Registro em prontuário: reflexões sobre a qualidade documental na terapia ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p110-115

Palavras-chave:

Registros, Documentação, Terapia ocupacional, Controle de formulários e registro, Normas

Resumo

Os registros de Terapia Ocupacional têm por finalidade descrever o processo terapêutico tornando explícito o pensamento crítico, o raciocínio profissional e a tomada de decisões do terapeuta ocupacional. Contudo, a importância do prontuário vai além do âmbito assistencial, visto essas anotações também ser utilizadas no
contexto administrativo, educacional e científico. Mas o desempenho deste procedimento é realizado com qualidade pelos terapeutas ocupacionais? Visando discorrer sobre o tema, serão apresentados pelos autores apontamentos sobre a qualidade dos registros, a partir de uma análise reflexiva norteada pelas diretrizes da profissão sobre documentação. Como principais apontamentos, pode-se afirmar que a prática documental dos terapeutas ocupacionais ocorre de modo inconsistente, fator vinculado ao desconhecimento das diretrizes da profissão, à dificuldades com a linguagem técnica e ao processo de formação inicial e continuada. Recomenda-se a ampliação e aprofundamento de pesquisas sobre o tema para obtenção de estratégias educacionais mais eficazes e sistematizações de modelos de registros melhor gerenciáveis.

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Biografia do Autor

  • Tatiana Barbieri Bombarda, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Artigo da tese de doutorado “Registro em prontuário: compreensão do processo de ensino aprendizagem no âmbito da Terapia Ocupacional em contextos hospitalares”, de Tatiana Barbieri Bombarda. Orientação Regina H.V. Torkomian Joaquim, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.
    Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9478-7945.

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

     

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Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Bombarda, T. B., & Joaquim, R. H. V. T. (2019). Registro em prontuário: reflexões sobre a qualidade documental na terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(2), 110-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p110-115